UNIFEG

Produção Cientifíca de professores do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG contribuiu para o Agronegócio sustentavel.

01/09/2009 - Profa. Dra. Flávia Cecílio Ribeiro Bregagnoli (Docente do UNIFEG).

Caruncho do feijoeiro

As professoras doutoras Isabel Ribeiro do Valle Teixeira (coordenadora do curso de Ciências Biológicas) e Flávia C. Ribeiro Bregagnoli, através de publicações científicas em periódicos de circulação internacional e nacional, dentre eles a Physiological Entomology, Brazilian Journal of Microbiology, Científica e Revista Expressão, esta última periódico do UNIFEG, sugerem novas tecnologias para o agronegócio sustentável.

A professora Isabel pesquisou, ao longo de 15 anos nos laboratórios da Universidade de São Paulo, USP, em trabalhos de graduação, Mestrado e Doutorado e agora nos laboratórios do UNIFEG, o inseto Zabrotes subfasciatus, conhecido popularmente como "caruncho", causador de perdas de peso no armazenamento dos grãos que foram estimadas em 20% para as regiões Sudeste e Sul do Brasil, e em até 40% no Nordeste, buscando alternativas ecológicas e efetivas para o controle do inseto.

Em conformidade com a necessidade de alternativas que levem a atividades sustentáveis no agronegócio, a professora Flávia pesquisou, em trabalho de graduação e dissertação de Mestrado, alternativa para análise de sementes pequenas cujos resultados foram divulgados em congressos no Brasil e em países como a França (Angers) e África do Sul (Pretória), o que também rendeu à docente do UNIFEG premiação da publicação intitulada: The saturated salt accelerated ageing (ssaa) method seems to act too leniently on carot (daucus carota l.), lettuce (lactuca sativa l.), and broccoli (brassica oleraceae var. italica plenck) seeds germination como uma das cinco publicações mais relevantes para área eleita em 2006 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A pesquisadora, ainda na linha da sustentabilidade, realizou em seu Doutoramento (também pela Universidade Paulista UNESP/Jaboticabal) pesquisa com biomoléculas (extratos de Grape Fruit e Própolis) no controle das bactérias contaminantes da fermentação alcoólica, o resultado da pesquisa hoje é usado por fabricantes de produtos para a agroindústria sucroalcooleira.

Danos em sementes de feijão

As docentes do UNIFEG uniram-se em nova pesquisa que se encontra em andamento, no entanto já renderam frutos na busca de alternativas menos impactantes para atividades do agronegócio. O Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé disponibiliza para efetivação dos trabalhos das pesquisadoras e estagiárias do curso de Ciências Biológicas, Mônica Mocarzel e Gisele Tatiane Bandeira de Souza, laboratórios de Entomologia, de Microbiologia e Citologia aplicadas, além de total apoio e incentivo. Os primeiros resultados das pesquisas serão apresentados no 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia a realizar-se de 08 a 11 de novembro em Porto de Galinhas-PE.

A professora Doutora Ana Paula Duarte Seleghim, Coordenadora do curso de graduação em Química Industrial, pesquisadora que possui artigos publicados em periódicos de circulação internacional como Journal of the Brazilian Chemical Society e em periódicos de circulação nacional como a revista de iniciação científica do UNIFEG, intitulada Expressão, uniram-se as professoras do curso de Ciências Biológicas, Isabel e Flávia, em um projeto temático que estudará extratos de plantas e outras biomoléculas no tratamento de sementes e mudas de café (Coffea arábica) bem como no controle de insetos e patógenos nocivos para a cultura mais difundida no município de Guaxupé e região.

Os coordenadores dos cursos de Engenharia de Produção e Administração, Lauro Osiro (MSc pela UFSCar) e Claudionei Nalle Jr (MSc pela USP-FEA), respectivamente também farão parte do projeto. O UNIFEG, através do apoio aos pesquisadores, cumpre a missão de "promover a educação, pelo ensino e aprendizagem, de forma eficiente, com um ensino de qualidade para que os seus educandos possam desenvolver seus projetos de vida de forma competente e ética como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais".

Mapa do Site | Contato | Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé / MG  Tel: (35) 3551-5267