














O curso se desenvolve, focado nas habilidades necessárias aos gestores contemporâneos. Ou seja, habilidades conceituais (diagnosticar e analisar situações complexas); habilidades interpessoais (trabalhar com pessoas e compreendê-las); habilidades técnicas (aplicar conhecimento especializado) e habilidades políticas (negociar e resolver conflitos).
"Graduar no curso superior sempre foi um sonho! Antes de ingressar na faculdade, eu era uma pessoa com visão e com conhecimento comuns, não sabia a expansão do mercado de trabalho para a área em que escolhi me especializar.
Mas, ao entrar em uma sala de aula, conhecer os melhores professores e os melhores colegas de classe, pude enxergar um novo horizonte e pôr em prática tudo o que aprendi. E assim me tornei mais uma competidora no
mercado de trabalho. Hoje, eu atuo na área que escolhi e busco sempre dar o melhor de mim."
O arquiteto urbanista é um profissional capaz de intervir no espaço construído e/ou simbólico, transformando-o. O Unifeg garante ao egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo uma formação generalista na área de projeto arquitetônico e urbano. Para isso, oferece-lhe uma sólida instrumentação e sensibilização crítica para análise, concepção e representação em várias escalas e em situações de intervenção. Propicia-lhe também o conhecimento de sistemas construtivos e sua adequação cultural, econômica e socioambiental, sistemas estruturais e instalações prediais com suas repercussões nas soluções projetuais. Acrescentam-se ainda os demais conhecimentos técnicos, necessários à prática projetual, previstos nas atribuições profissionais.
"Antes de entrar na faculdade, eu tinha um pensamento bem otimista sobre a profissão que eu iria escolher para minha vida, porém, com uma visão um pouco mais fechada sobre as áreas que a Arquitetura poderia trazer para o meio onde vivo. O ambiente acadêmico abriu minha mente e ajudou a me programar melhor em todos os aspectos, tanto no planejamento familiar quanto no meu trabalho. O jeito de me organizar e o fato de ter uma visão melhor de como a arquitetura influencia o bem-estar das pessoas fizeram com que eu pensasse mais no próximo. Minha formação contribuiu bastante para o repertório que adquiri nesse tempo.
Projetos, obras, produtos, tudo isso está diretamente ligado ao que vivi no UNIFEG."
O licenciado em Ciências Biológicas é o profissional que trabalha como professor em instituições de ensino de nível fundamental e médio. Atua também em editoras, órgãos públicos e privados, que produzem e avaliam programas de materiais didáticos. O bacharel, com ênfase em Ciências Ambientais, pode trabalhar em instituições públicas e privadas. Sua atuação implica as seguintes atividades: efetuar análises e perícias, emitir laudos técnicos e pareceres relativos às áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia, além de ministrar palestras e dedicar-se à produção científica.
"A grande diferença, quando entramos na faculdade, é a autonomia que nos é dada. No momento em que nos deparamos com excelentes profissionais, projetos e materiais, é necessário maturidade para nos confrontarmos com as situações propostas. Fui muito feliz na vida acadêmica, por isso, pretendo continuar atuando na área, e o UNIFEG me deu todo o aparato para procurar pelo curso de Mestrado."
Essas oportunidades só serão conquistadas pelo profissional que tenha habilidade de negociação, flexibilidade, capacidade de inovar e criar, bem como ética e conhecimento em sua área de atuação. Esta é muito ampla e abrange: Setor Fiscal e Tributário, SPED e Obrigações Acessórias, Setor Contábil, Legislação Fiscal e Tributária, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Contabilidade Comercial, Legislação Trabalhista, Elaboração das Demonstrações Contábeis, Perícia, Auditoria e normas do International Financial Reporting Standards - IFRS.
"Antes de entrar na faculdade, não imaginava quantas áreas podia seguir na profissão que escolhi. Achei que seria apenas um curso que me daria um diferencial no futuro, mas não, é muito mais. A faculdade me proporcionou não somente estudar e aprender, mas também me ensinou a fazer amigos, a trabalhar em equipe e a lidar com as diferenças de cada um, além de me fazer entender que sempre vão existir obstáculos, os quais devem ser enfrentados. Hoje, eu trabalho na área, exerço o que aprendi e aprendo a cada dia. Agradeço por nunca ter desistido, mesmo quando a vontade era grande. Dificuldades, infelizmente, todo curso e toda área profissional têm, mas o que nos faz diferentes de todos é enfrentar e aprender com as lições que aparecem no dia a dia."
Um dos objetivos do Curso de Ciência da Computação do UNIFEG é formar profissional com perfil empreendedor, que possa atuar na sociedade como agente de transformação da qualidade de vida, por meio da automação de atividades/processos, com base em tecnologias computacionais. Esse profissional é qualificado para trabalhar no desenvolvimento de aplicações para desktop, web e dispositivos móveis (celulares e tablets). Pode também atuar na elaboração de jogos, tanto para atender às áreas comerciais quanto científicas, às quais pode agregar valor com sua base de conhecimento. Como exemplos, destacam-se inteligência artificial, processamento de imagens e reconhecimento de padrões, banco de dados, diferentes tipos de linguagens de programação, computação gráfica, entre outros.
"Todos nós, seres humanos, amadurecemos da forma com que as responsabilidades nos são atribuídas. Ao entrar na faculdade, temos direitos e deveres, que devem ser cumpridos para que consigamos concretizar o tão almejado sonho de fazer uma graduação.
Busquei a faculdade, para me preparar e ingressar em uma carreira com um futuro promissor. E, ao finalizar os meus estudos, eu me vi preparado, tanto pessoal, quanto profissionalmente para enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais exigente."
O publicitário é comunicativo, ético, com sólido conhecimento das teorias e dos recursos tecnológicos. Além disso, tem capacidade criativa em todos os processos de comunicação, inclusive, os de produção como televisão, rádio, impressos e internet. Possui apurado senso crítico e capacidade de análise para compreender os movimentos da sociedade.
"Entrei na faculdade de Publicidade e Propaganda, com a meta de ter apenas um diploma. Depois que comecei a frequentar as aulas, descobri que posso me desafiar e sair da minha zona de conforto. Aprendi a lidar com as dificuldades e a me superar, perante elas, e, principalmente, aprendi a trabalhar em equipe. O convívio acadêmico é um exercício diário e faz
com que o amadurecimento venha naturalmente. Hoje, posso afirmar que estou realizando um sonho!"
O perfil do profissional, bacharel em Direito do UNIFEG, é resultado da implementação de uma matriz curricular, que observa as Diretrizes Curriculares do MEC e as demais legislações pertinentes, além de considerar as demandas locais e regionais. Nesse sentido, contempla, nas disciplinas de formação fundamental, o estudo das raízes sociológicas, políticas e filosóficas, indispensáveis à formação geral e humanista do futuro bacharel. A formação sociopolítica (humanística e interdisciplinar), a formação técnico-jurídica e a formação prática visam promover o conhecimento e desenvolver habilidades para que o bacharel em Direito tenha consciência da importância da dimensão prática e esteja apto a operar as transformações que se esperam dele, de forma ética e socialmente responsável.
"Antes de ingressar no meio acadêmico, tinha uma visão restrita do que era o Direito e da abrangência de sua aplicabilidade. Com o decorrer dos anos, os ensinamentos foram lapidados e influenciaram diretamente não apenas a minha área profissional, mas também a minha formação como cidadã. O Direito é, sobretudo, uma forma de buscar justiça para a melhora da sociedade. E é exatamente isso que o curso de Direito do UNIFEG transmite a nós, alunos e futuros profissionais (Defensoria Pública)."
O profissional, licenciado em Educação Física, deve apresentar as competências específicas e técnico-científicas, ético-políticas e socioeducativas. O bacharel em Educação Física apresenta sólidas bases teóricas para pensar na área, dialogar, cientificamente, e criar novas formas de atuação profissional. Deve também compreender as diferenças existentes quanto ao conhecimento aplicado aos distintos locais onde for atuar, não como uma desigualdade, mas sim com riqueza de possibilidades de trabalho, de pesquisa e ensino da e na Educação Física.
"Antes de entrar na faculdade, eu era uma pessoa com sonho de ter uma formação em algum curso com que me identificasse. Hoje, formado em Educação Física, o ambiente acadêmico contribuiu bastante para o meu crescimento pessoal e profissional, com uma nova visão futura da minha vida. Atualmente, a minha formação contribui para minhas conquistas; trabalho na área como instrutor de academia e como personal training."
O enfermeiro, egresso pelo UNIFEG, possui formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. É qualificado para o exercício da Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado nos princípios éticos. É capaz de conhecer os problemas e necessidades de saúde mais prevalentes nos serviços de atenção primária e secundária, de modo a identificar as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, bem como fazer intervenções. É preparado também para atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
"Sempre sonhei em cuidar do próximo, sem ter a noção da complexidade que é o ser humano. Após a graduação, tive uma outra visão sobre o cuidar. A faculdade me fez aprender muito, tanto pessoal quanto profissionalmente. Já trabalho na área da saúde e vivenciei experiências, que aprendi no UNIFEG, e que nunca imaginei um dia presenciar. A minha profissão me fez apaixonar cada dia mais pela área da Enfermagem."
O profissional de Engenharia Civil tem oportunidade de atuar em muitas áreas, tais como: construção civil, sistemas estruturais, geotecnia, transportes, saneamento básico, recursos naturais e energéticos. Além dessas formações técnicas, o curso orienta os futuros profissionais para as novas expectativas que o mercado tem oferecido nas áreas de mineração, equipamentos industriais, consultorias, setor financeiro, administração e docência no nível superior. Destaca-se que o mercado nacional, em época de reduzido ritmo de crescimento, tem buscado profissionais que se enquadrem no preceito de máxima produtividade, com menor volume de recursos. Isso indica que o engenheiro civil está apto a agregar uma quantidade considerável de técnicas aliadas às novas habilidades e aos conhecimentos adicionais.
"Antes de ingressar na graduação, tinha uma visão diferente do que era a Engenharia Civil. Após entrar no curso, fui me identificando com ele e gostando cada vez mais. Eu era uma pessoa muito tímida, e a vida acadêmica contribuiu para que isso mudasse; fiz amizades que quero levar para a vida toda e adquiri muitos conhecimentos. Hoje, depois de concluir o curso, eu me sinto realizada e tenho a certeza de que fiz a escolha certa."
O profissional de Engenharia de Produção está apto a trabalhar no desenvolvimento, na melhoria, na gestão e no controle dos processos produtivos dos estabelecimentos dos diversos setores como confecção, produção de calçados, metal, agronegócios, fios de cobre, entre outros. Contratado para o cargo de engenheiro de produção ou operações, o profissional deve racionalizar o uso dos diversos recursos da empresa: material, humano, informação, equipamentos e energia. Sua atuação não deve ficar restrita à indústria, deve também focar a melhoria dos processos das organizações de serviço. Integrando ferramentas da engenharia, da administração e da computação, o engenheiro de produção é peça fundamental em todo os níveis de uma instituição, pois assume papéis de planejamento, de operação, de coordenação e de liderança.
"Era apenas um jovem buscando oportunidades no mercado de trabalho, sem visualizar o quanto uma faculdade pode agregar valores e qualificações a nossa vida. O fato é que a graduação contribuiu para as oportunidades de emprego que já recebi. E fez também com que eu me tornasse um profissional ético e conhecesse amigos e professores com os quais eu tenho a honra de conviver e de aprender diariamente. Trabalho na área das exatas e espero, futuramente, poder compartilhar todo o conhecimento que venho adquirindo dentro do curso. "
O curso de Engenharia Elétrica do UNIFEG proporciona um conjunto de habilidades e competências para a formação do perfil do egresso. De acordo com a estrutura curricular, ele pode projetar e analisar sistemas, produtos e processos, bem como planejar e analisar as condições requeridas para o funcionamento das instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. É preparado também para projetar equipamentos e montagens de sistemas de telecomunicações e computacionais e supervisionar os aspectos técnicos dos procedimentos de fabricação de equipamentos eletroeletrônicos. Além disso, pode inspecionar os trabalhos executados para comprovar se obedecem às especificações e às normas de segurança, de fabricação e de projeto. Tem ainda qualificação para atuar na área acadêmica e em consultoria.
"Antes, eu era tímida e pouco comunicativa, mas o ambiente acadêmico contribuiu muito para a minha evolução. Assim que eu entrei na faculdade, comecei a me comunicar mais, a ter liderança, a crescer profissionalmente, a obter mais conhecimento sobre meu curso para que, no futuro, eu possa ser uma boa profissional. Eu me sinto muito grata por ter a chance de estar estudando no melhor centro universitário. "
O engenheiro químico é o profissional, que trabalha com processos químicos e industriais, nos quais, as matérias-primas são transformadas em produtos de diferentes composições, estados físicos e energéticos. Além disso, cabe ao engenheiro químico desenvolver e implementar tecnologias para o desenvolvimento industrial; elaborar projetos de plantas industriais; instalar equipamentos; ampliar escalas de produção; gerenciar pesquisas de desenvolvimento de produtos e processos químicos de produção e resolver problemas nas operações industriais. Por combinar, em sua formação, princípios das diversas áreas da engenharia, um engenheiro químico é considerado um profissional versátil e completo, que deve acompanhar e se adaptar às mudanças, pautadas sempre no bem- estar humano e ambiental.
"Antes de entrar na faculdade, eu era muito imatura , em relação à convivência com as pessoas e quanto à organização do meu tempo para a dedicação aos estudos. Eu imaginava que, escolhendo o curso com que mais me identificasse, eu estudaria somente aquilo de que gostava. Mas não, há matérias que nunca imaginamos que passaríamos a gostar, porém me apaixono por elas todos os dias .
A cada dia que passa, aprendo a ser uma pessoa melhor , mais prestativa e atenciosa. Na graduação, acabamos fazendo amizades, que fazem com que cada uma das partes cresça sempre mais. Aprendemos a ter paciência e a escutar a opinião do próximo. E, em um trabalho em grupo, é preciso que todos deem o seu melhor para um resultado mais positivo."
O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos e ferramentas específicas da indústria mecânica. Seleciona e dimensiona matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança do trabalho na linha de produção. Controla a qualidade, de forma a acompanhar e analisar testes de resistência, calibrar e conferir medidas. Trabalha com outras áreas em projetos multidisciplinares com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção, de automação e controle, de montagem, de segurança do trabalho e de manutenção industrial.
"Antes de entrar na faculdade, eu era muito imatura , em relação à convivência com as pessoas e quanto à organização do meu tempo para a dedicação aos estudos. Eu imaginava que, escolhendo o curso com que mais me identificasse, eu estudaria somente aquilo de que gostava. Mas não, há matérias que nunca imaginamos que passaríamos a gostar, porém me apaixono por elas todos os dias .
A cada dia que passa, aprendo a ser uma pessoa melhor , mais prestativa e atenciosa. Na graduação, acabamos fazendo amizades, que fazem com que cada uma das partes cresça sempre mais. Aprendemos a ter paciência e a escutar a opinião do próximo. E, em um trabalho em grupo, é preciso que todos deem o seu melhor para um resultado mais positivo."
Esse profissional tem uma consistente base teórica que o capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere. Ele está apto a exercer a função de docência e obter os fundamentos necesários para posterior ingresso no Mestrado e no Doutorado. Ele participa de uma prática pedagógica criativa, a qual, especialmente, a de Filosofia, não é fruto de mera reprodução e cópia de respostas já construídas, mas trata-se de uma criação constante, a partir da consciência dos problemas. O licenciado nessa área possui sólida formação ética, capaz de compreender os pressupostos da práxis, subjacentes a várias questões e está apto a dialogar na perspectiva dos fundamentos da pessoa e da cidadania.
"Antes da faculdade, eu era uma; agora, sou todas. O ambiente acadêmico contribuiu para que
eu conhecesse o mundo pelo olhar de outras pessoas.
Após minha graduação, tive a oportunidade de lecionar em uma escola estadual por um
período de um ano e meio. Isso, para mim, foi uma experiência muito gratificante, pois a cada
dia, fui aplicando tudo o que aprendi no curso e, consequentemente, foi se agregando sabedoria. A formação acadêmica me preparou e me capacitou para encarar esse grande desafio, que é dar aulas, principalmente, quando se trata de uma escola estadual."
O fisioterapeuta pode atuar em consultórios, empresas, hospitais, clubes esportivos, academias, unidades de saúde da família, entre outros. O curso de fisioterapia do UNIFEG tem uma estrutura de excelência para a formação dos egressos.
"Entrei na faculdade de Fisioterapia, por influência da minha irmã, que fez o curso e começou a atuar. A graduação me fez amadurecer e ter mais responsabilidade, que antes eu não tinha e me fez descobrir que eu tinha mais capacidade do que imaginava. Assim que me formei, comecei a trabalhar com minha irmã, na área de Dermato Funcional; fui me aperfeiçoando em estética corporal e facial. E, nós, juntamente com outros profissionais da área da saúde, demos um grande passo em nossa carreira. Criamos um projeto de emagrecimento saudável Eleve-se. Mas não abandonei a Fisioterapia convencional, ainda realizo atendimentos Home care. A minha formação foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional ."
O profissional, licenciado em Matemática pelo UNIFEG, atua, principalmente, no ensino de Matemática na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Pode ainda dar continuidade à sua formação acadêmica, ingressando em cursos de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado), para trabalhar como docente em instituições do ensino superior.
"Desde muito cedo, eu já era apaixonada pela Matemática. Com a facilidade de desenvolver alguns cálculos e com a inspiração de muitos professores que tive, ao longo da minha trajetória escolar, eu me tornei Mestra em Educação na área de Matemática. Hoje, docente, tenho a oportunidade de conhecer pessoas em busca de seus sonhos, e a chance de ajudá-las a conquistá-los. Agradeço, imensamente, ao Colégio Dom Inácio e ao UNIFEG por todo carinho, respeito e dedicação! Foram vocês que me ajudaram na concretização de meus objetivos. Hoje, sou uma profissional realizada!"
A profissão de pedagogo vem ampliando seu campo de atuação, de forma a extrapolar os ?muros das escolas?. Cada vez mais, as pessoas estão dando importância para quem é conhecedor de Didática, de Educação, de como transmitir conhecimento. E o pedagogo está preparado para fazer isso! O profissional de Pedagogia pode trabalhar nos ensinos público e privado, nas seguintes modalidades: creche (de zero a 3 anos), educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, educação especial, gestão administrativa e pedagógica, de jovens e adultos-EJA, no ensino médio- magistério, e em educações educativas não formais.
"Escolhi ser professora, por acreditar em um futuro melhor e por amar a profissão que exerço! O ambiente acadêmico me fez amadurecer e me apaixonar a cada dia mais pelo magistério. Assim que me formei, já assumi o cargo de docente e pude pôr em prática todo o conhecimento recebido dos meus mestres. E hoje, a cada dia que passa, eu me sinto mais realizada nessa profissão de amor!"
O bacharel em Psicologia pode atuar nas seguintes áreas: Psicologia e Processos de Gestão: profissional com competências para diagnóstico, planejamento e uso de procedimentos e técnicas específicas, voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições. Psicologia e Processos Clínicos: profissional apto para trabalhar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, de psicoterapia e de outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica, apresentadas por indivíduos ou por grupos em distintos contextos.
"Após anos sem entrar em uma sala de aula como aluna, e com um antigo sonho de fazer Psicologia, soube que o UNIFEG ofereceria o curso. Então, percebi que tinha chegado o momento de sair da minha zona de conforto e transformar o meu sonho em realidade. Para mim, que atuo na área de educação, o curso de Psicologia suscita muitos questionamentos profundos. Isso, muitas vezes, acarreta uma mudança de valores e de visão de mundo, gerando crescimento pessoal. Hoje, consigo vivenciar esse sonho. Sinto muita satisfação por estar fazendo esse curso tão especial! Adoro ajudar e promover projetos e eventos como a semana acadêmica, que acontece uma vez por ano. "