1º Vestibular 2018 Cursos Presenciais

date_rangeDatas


assignmentEdital


content_copy2ª Via do Boleto


playlist_add_checkGabarito

O candidato deverá apresentar no ato da inscrição (com direito a uma única inscrição):

 

Requerimento de inscrição, obtido no local de inscrição, devidamente preenchido;

 

Fotocópia da carteira de identidade, com apresentação do original;

 

Comprovante de pagamento de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$50,00 (cinquenta reais) a ser descontado no valor da primeira parcela da semestralidade.

 

O candidato que possuir alguma necessidade especial, incluindo

deficiência: física, auditiva, visual ou outras, que necessite de prova ou atendimentos especializados, deverá indicar as condições de que necessita para seu atendimento, conforme previsto no artigo 40, §§ 1º e 2º, do Decreto nº 3.298/1999 e suas alterações.

 

  Ao se inscrever no processo seletivo, estar ciente de que atende à Portaria Ministerial n° 391, publicada no D.O.U., de 07/02/2002 (com retificação no dia 13/02/2002), que estabelece que os candidatos aos cursos do ensino superior deverão ter concluído o ensino médio (ou equivalente).

 

Os “treineiros”, isto é, aqueles que não se enquadram nas condições apresentadas, deverão indicar sua situação na ficha de inscrição. As inscrições dos “treineiros” não serão consideradas na divulgação dos candidatos convocados para matrícula.

Entretanto, eles terão acesso ao resultado da pontuação obtida nas provas.

 

O Processo Seletivo de que trata este Edital será classificatório, exceto a prova de redação, que terá caráter eliminatório e será realizado no dia 24 de setembro de 2017 (domingo), com início às 14h00 e término às 17h00.

 

Somente serão admitidos a fazer provas os candidatos munidos obrigatoriamente do comprovante de inscrição, fornecido no ato da inscrição (pela Secretaria de Atendimentos e Protocolos) e a carteira de identidade (original) e os candidatos que efetuarem a inscrição pela _internet_, deverão trazer, no dia da prova, o documento de identidade (original) e o boleto bancário devidamente autenticado.

 

Os candidatos deverão estar presentes nas dependências do Centro Universitário, local de realização das provas do Processo Seletivo, na Avenida Dona Floriana nº 463, Centro, Guaxupé, MG, 30 (trinta) minutos antes do início das provas.

 

Para os candidatos inscritos no vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo e Psicologia, após o vestibular tradicional e no mesmo dia, após o horário das provas comum a todos os cursos, será aplicada uma prova de habilidade específica.

 

O resultado do Processo Seletivo será publicado no dia 26 de setembro de 2017 a partir das 16h00, no mural do Centro Universitário e em meio eletrônico _www.unifeg.edu.br [1]_.

 

A matrícula dos aprovados deverá ser feita em 1ª Chamada do dia 26 de setembro de 2017 a 02 de outubro de 2017 e em 2ª Chamada do dia 03 de outubro a 10 de outubro de 2017, no UNIFEG - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.

 

O candidato classificado em primeira chamada, que não comparecer nos dias estipulados, cederá seu direito à vaga para convocatória em segunda chamada.

 

No ato da matrícula serão exigidas as cópias dos seguintes

documentos:

 

Carteira de Identidade (RG);

 

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

 

Título de Eleitor;

 

Quitação Eleitoral e Militar (quando for o caso);

 

  Certidão de Registro Civil (nascimento ou casamento);

 

Comprovante de Residência (conta de água, luz ou de telefone).

 Comprovante de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente), regular ou supletivo (Histórico Escolar e Certificado), devidamente autenticado em Cartório. Para os cursos supletivos, exige-se também a cópia do Certificado devidamente autenticada pela Delegacia de Ensino; caso não a comprove, perderá o direito a ela.

 

Perderão direito à vaga aqueles que não observarem: a data limite do prazo de matrícula a apresentação de toda a documentação exigida.

 

Não terá direito à matrícula o candidato cuja classificação ultrapassar o número de vagas efetivamente preenchidas.

 

A aprovação neste Processo Seletivo é válida somente para o ano letivo de 2018.

 

O UNIFEG - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé está credenciado no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), bem como no Programa Universidade para Todos (PROUNI), conforme legislação em vigor e, mantém convênio com o Governo Federal no Ciência sem Fronteiras.

 

O Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé reserva-se no direito de decidir sobre a abertura e início ou não, de turmas e cursos que não apresentem um número mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos regularmente matriculados até 7 (sete) dias antes do início do ano letivo.

 

Os alunos que decidirem optar pelo parcelamento do valor da matrícula, em até 04 (quatro) parcelas sendo a última com vencimento em Janeiro de 2018, fica ciente de que, em caso de cancelamento ou desistência da matrícula, o Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé não devolverá o valor financeiro referente a 25% (vinte e cinco por

cento) do valor pago, retendo-a a título de custos administrativos da matrícula e de ocupação de vaga. Os valores pagos referentes a matrícula somente serão devolvidos integralmente pelo Centro Universitário, caso não ocorra a abertura e início de turmas e cursos ou caso o aluno desista ou cancele sua matrícula em prazo superior a 45 dias contados antes do início do ano letivo previsto para 05 de fevereiro de 2018. O pedido de desistência ou cancelamento dematrícula deve ser feito através de requerimento, por escrito, nos setores competentes do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.

Após o início do semestre letivo, a desistência da matrícula não implicará devolução de qualquer importância paga, ficando, o deferimento solicitado, na dependência do pagamento das mensalidades vencidas, inclusive a do último mês iniciado.

BIOLOGIA 

ORIGEM DA VIDA: Evolução: Darwinismo. Neodarwinismo. Lamarckismo.

 

SISTEMÁTICA: Monera, protista, fungi, vegetal e animal.

 

MORFOFISIOLOGIA: Anatomia e fisiologia.

 

ECOLOGIA: Conceitos ecológicos. Fluxo de energia no ecossistema, teias e pirâmides. Ciclos biogeoquímicos. Poluição. Dinâmica da comunidade (interação

 

biológica e sucessão). Formação fitogeográficas brasileiras.

 

MODELO CELULAR: Membrana Plasmática e Permeabilidade. Citoplasma.

Núcleo Celular. Mitose, Meiose e Metabolismo celular. Energético, controle e construção.

 

Fermentação, respiração e fotossíntese.

 

GENÉTICA: Primeira lei de Mendel. Segunda lei de Mendel. Probabilidades e grupos/fatores sangüíneos.

 

BIBLIOGRAFIA

 

LINHARES, Sérgio & GEWANDEZNAJDER, Fernando. BIOLOGIA HOJE. Vol. I, II e III. SP: Ática.

 

LOPES, Sônia. BIO. VOL. I, II, III. SP: Saraiva. AMABIS, J. Mariano & MARTHO, Gilberto R. BIOLOGIA. VOL. I, II, III. SP: Moderna.

 

MATEMÁTICA

 

CONJUNTOS E ÁLGEBRA: Conjuntos Numéricos. Progressões Aritméticas.

Progressões Geométricas. Porcentagem. Juros Simples. Razões e Proporções.

 

GEOMETRIA PLANA E ANALÍTICA: Figuras geométricas planas. Paralelismo e perpendicularismo de retas no plano.

 

CÍRCULO: Coordenadas cartesianas. Estudo da reta em geometria analítica plana. Distância entre dois pontos.

 

FUNÇÕES: Noção de função. Gráficos. Funções crescentes e funções decrescentes. Função módulo. Função afim. Função quadrática. Equações e

 

inequações do 1º e 2º. Funções exponenciais e funções logarítmicas.

 

TRIGONOMETRIA: Arcos e ângulos. Funções trigonométricas. Identidades trigonométricas básicas. Equações e inequações envolvendo funções

 

trigonométricas. Lei dos senos e dos cossenos. Resolução de triângulos.

 

COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE: Problemas de contagem. Arranjos, permutações e combinações. Binômio de Newton.

 

SISTEMAS LINEARES E MATRIZES: Sistemas Lineares. Matrizes: adição, multiplicação e inversão de matrizes. Determinante. Regra de Cramer.

 

BIBLIOGRAFIA

 

DANTE, L. Roberto. MATEMÁTICA: CONTEXTO E APLICAÇÕES. SP: Ática.

 

IEZZI, Gelson. MATEMÁTICA: VOLUME ÚNICO. SP: Atual, 2001.

 

GIOVANNI, J.R. & BONJORNO, J.R. MATEMÁTICA: VOLUME ÚNICO. SP: FTD, s/d.

 

HISTÓRIA

 

HISTÓRIA GERAL

 

ANTIGUIDADE CLÁSSICA: Civilização Grega. Civilização Romana.

 

HISTÓRIA MEDIEVAL: A Civilização Bizantina. A Civilização Árabe. O Reino Franco. O Sistema Feudal: apogeu e declínio. A lgreja Católica.

 

HISTÓRIA MODERNA: A Expansão Ultramarina Européia. O Mercantilismo. O Renascimento Cultural. As Reformas Religiosas: nascimento do protestantismo. O

 

Absolutismo Monárquico: França e Inglaterra. A Independência dos EUA.

A Revolução Industrial. A Revolução Francesa. O Período Napoleônico. A Restauração.

 

O Socialismo. O Século XX. A 1ª Guerra Mundial. A Revolução Russa. O período entre-guerras: 1929, a ascensão do nazi-facismo. A 2ª Guerra Mundial. A Guerra

 

Fria. A Crise e o Fim do Bloco Socialista. O Fim da URSS. Grandes Blocos Econômicos.

 

HISTÓRIA DO BRASIL: Brasil Colônia. Brasil Império. Brasil República. A República Velha (1889-1930). A Era Vargas (1930-1945). Da Política de Massa à

 

Ditadura Militar. O Período da Ditadura Militar. O fim do regime

militar: de Sarney a FHC. O Brasil atual.

 

BIBLIOGRAFIA

 

ARRUDA, J. J. de Arruda. TODA HISTÓRIA - HISTÓRIA GERAL E HISTÓRIA DO BRASIL. SP: Ática, 1997.

 

COTRIN, Gilberto. HISTÓRIA GLOBAL: BRASIL E GERAL. 5ª ed. SP: Saraiva, 1999.

 

FIGUEIRA, Divalte G. HISTÓRIA. SP: Ática, 2000.

 

MORAES, J. Geraldo V. DE. CAMINHOS DAS CIVILIZAÇÕES - HISTÓRIA INTEGRADA GERAL E BRASIL. SP: Atual, 1998.

 

SCHIMIDT, Mário. NOVA HISTÓRIA CRÍTICA DO BRASIL. SP: Nova Geração, 1997.

 

SCHMIDT, M. NOVA HISTÓRIA CRÍTICA E MODERNA CONTEMPORÂNEA. SP: Nova Geração, 1997.

 

FAUSTO, Boris. HISTÓRIA DO BRASIL. SP: EDUSP, 1996.

 

GEOGRAFIA

 

A GLOBALIZAÇÃO: Mundialização do Capitalismo. Ordem Mundial. Nova Ordem Mundial, Blocos econômicos.

 

INDUSTRIALIZAÇÃO E GEOPOLÍTICA: Grandes Potências Industriais.

Potências Industriais Emergentes do Século XX.

 

PAÍSES DE ECONOMIA PRIMÁRIA: África, América Latina, Países do Sul, Sudeste da Ásia.

 

CONFLITOS ATUAIS: lugoslávia, Irã, Iraque, Timor Leste, Cachemira, Afeganistão, etc.

 

POPULAÇÃO MUNDIAL: Distribuição. Migração. Urbanização.

 

QUESTÕES AMBIENTAIS: Problemas Ambientais.

 

GEOGRAFIA DO BRASIL: Aspectos Físicos. Aspectos Humanos. Aspectos Econômicos.

 

BIBLIOGRAFIA

 

COELHO, Marcos de Amorim. GEOGRAFIA GERAL. SP: Moderna.VESENTINI, José Willian. GEOGRAFIA: ESPAÇO E SOCIEDADE. SP: Ática.

 

GARCIA, Hélio C. & GARAVELLO, Tito M. GEOGRAFIA DOS CONTINENTES. SP:

Scipione.

 

MAGNOLI, Demétrio & ARAÚJO, Regina. GEOGRAFIA:

 

GERAL E BRASIL. SP: Moderna.

 

MAGNOLI, D. & ARAÚJO, R. A NOVA GEOGRAFIA: ESTUDOS DA GEOGRAFIA GERAL.

SP: Moderna.

 

SCALZARETO, Reinaldo. GEOGRAFIA GERAL. SP: Scipione.

 

PORTUGUÊS

 

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA.

 

Questões gramaticais a fim de observar o uso da língua no sentido de correção e clareza, por meio de testes objetivos com relação a:

pontuação, grafia das

 

palavras, morfossintaxe (uso do verbo, tempo, modo e pessoa), concordância verbal e nominal, regência verbal, termo de oração, reconhecimento de frase, oração e períodos de subordinação e coordenação, classes de palavras.

 

LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA.

 

Interpretação de texto literário e conhecimentos dos estilos de época nas Literaturas Brasileira e Portuguesa: das origens à literatura contemporânea por meio de testes objetivos. Parte

dissertativa: temas sobre comunicação humana, língua e literatura.

 

RELAÇÃO DE LIVROS PARA LEITURA PRÉVIA.

 

LITERATURA PORTUGUESA

 

José Saramago - O Memorial do Convento.

 

Eça de Queirós - Os Maias.

 

LITERATURA BRASILEIRA

 

José de Alencar - Iracema

 

Clarice Lispector - A Hora da Estrela

 

Machado de Assis - Dom Casmurro

 

Álvares de Azevedo - Lira dos Vinte Anos

 

Guimarães Rosa - Sagarana

 

Graciliano Ramos - Vidas Secas

 

João Cabral de Melo Neto - Morte e Vida Severina

 

REDAÇÃO

 

O candidato deverá dissertar sobre temas propostos. A avaliação de prova considerará os itens: coesão, coerência textual e aspectos gramaticais.

 

LÍNGUA INGLESA

 

The noun, gender number cases. Countables and Uncountables.

 

THE ARTICLE: definite, indefinite.

 

THE ADJECTIVE POSITION: comparison possessive pronominal.

 

THE VERB: tenses conjugation anomalous, infinitive, passive, voice direct and indirect speech.

 

THE PRONOUN: personal, demonstrative, reflexive and emphasizing, interrogative and relative.

 

The preposition and adverbial particle.

 

Bibliografia

 

MARQUES, Amadeu. ENGLISH ONE. SP: Ática.

 

MARQUES, Amadeu. ENGLISH TWO. SP: Ática.

 

DIXON, Robert J. GRADED EXERCISES IN ENGLISH. RJ: Ao Livro Técnico.

 

QUÍMICA

 

PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA: Substâncias Puras a Misturas. Leis Ponderais das Reações Químicas. Teoria Atômica de Dalton.

 

ESTRUTURA ATÔMICA: A Evolução dos Modelos Atômicos. Níveis e Subníveis de Energia. Distribuição Eletrônica.

 

TABELA PERIÓDICA:Classificação e Propriedades.

 

LIGAÇÕES QUÍMICAS: lônica. Covalente. Geometria Molecular.

Propriedades de Ligações e Moléculas. Forças Intermoleculares.

 

COMPOSTOS LNORGÂNICOS: Funções Inorgânicas. Ácido Base de Arrhenius, Bronsted e Lewis, Sal e Hidretos.

 

REAÇÕES QUÍMICAS: Classificação. Balanceamento.

 

GRANDEZAS QUÍMICAS: Massa Atômica. Massa Molecular. Número de Avogadro. Mol.

 

GASES: Leis das Transformações Gasosas. Equação Geral. Equação de Estados dos Gases Ideais. Mistura Gasosa e Densidade.

 

CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO: Relações Ponderais. Volumetria das Reações. Soluções, Colóides e Suspensões. Propriedades Coligotivas.

 

CINÉTICA QUÍMICA: Velocidade de Reações. Fatores que Interferem.

 

TERMOQUÍMICA: Entalpia de Reações Exotérmica e Endotérmica.

Equação Termoquímica. Energia de Ligação.

 

EQUILÍBRIO QUÍMICO: Constante de Equilíbrio. Deslocamento de Equilíbrio. Constante de Ionização pH e pOH.

 

QUÍMICA ORGÂNICA: Funções orgânicas. Isomeria. Reações Orgânicas e Polímeros.

 

BIBLIOGRAFIA

 

PERUZZO, Tito & Canto, Eduardo. QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO. SP:

Moderna.

 

REIS, Martha. QUÍMICA INTEGRAL. VOLUME ÚNICO. SP: FTD. USBERCO e SALVADOR. QUÍMICA. VOLUME ÚNICO. SP: Saraiva.

 

FÍSICA

 

MECÂNICA: Força (Estática). Movimento (Cinemática).

 

Relação entre forças e movimento. Conservação da Energia. Movimento Linear (Dinâmica).

 

TERMOLOGIA: Escalas Termométricas (Termometria). Transmissão de Calor nos Corpos. Quantidade de Calor (Calorimetria).

 

ÓPTICA: Reflexão e Refração da Luz. Espelhos.

 

ELETRICIDADE: Eletrização. Força Elétrica. Campo Elétrico.

Potencial Elétrico. Capacidade Elétrica. A corrente elétrica: seus efeitos e suas leis (Eletrodinâmica).

 

BIBLIOGRAFIA

 

GASPAR, Alberto. FÍSICA. MECÂNICA (VOL. I), ONDAS, ÓTICA E TERMODINÂMICA (VOL. II) E ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA (VOL.

III). SP: Ática.

 

MAXIMO, Antonio & ALVARENGA, Beatriz. CURSO de FísicA. VOL. I, II, III.

SP: Scipione.