Ciência da Computação

Duração do Curso: 8 semestres.
Período: Noturno.
Carga Horária: 3220 h/a
Número de vagas: 30
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 286, de 21 de dezembro de 2012.
A computação sem dúvida é o motor de transformação de nossa sociedade. Basta olhar para o passado e ver as relações humanas e de mercado como eram realizadas e como são hoje. Desde a criação das redes sociais, até os sistemas financeiro e gestão de mercadorias. Todas as áreas sofreram impacto com a criação de algum tipo de plataforma computacional.
E é dentro deste contexto dinâmico que se encontra o Curso de Ciência da Computação da Fundação Educacional Guaxupé. Apresentando uma matriz curricular equilibrada entre as exigências do MEC e pelas demandas de mercado, para a formação de um profissional não apenas com as competências técnicas exigidas pela área, mas também ciente de papel na sociedade.


· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

O curso tem por objetivo geral preparar profissionais com uma sólida formação conceitual, teórica e prática na áreas da computação, entre elas o desenvolvimento de novas ferramentas e ambientes de trabalho, na adaptação dos desenvolvimentos científicos tornando-os instrumentos práticos de uso e produtores de bens e serviços por meio de transferência de tecnologia e também, na solução de problemas aplicativos de outras áreas de conhecimento tais como administração e gerência, tecnologia de ensino, automação de procedimentos de escritório e outros.
O Curso ainda tem por objetivo oferecer aos alunos uma habilitação que atenda suas expectativas profissionais e pessoais. Utilizar metodologia que permite formar profissionais com uma visão global, que os habilitem a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
Propiciar o desenvolvimento de capacidade de solução de novos problemas, comunicarem ideias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e representar as regras de convivência democrática.
Objetivos Específicos: Fornecer conceitos e técnicas para que quando profissional seja capaz de:

  • Efetuar a modelagem e especificação por meio de abstração dos problemas existentes no mercado (mundo real);
  • Implementar (programar) sistemas de grande porte;
  • Trabalhar na integração de diferentes sistemas;
  • Planejar a arquitetura de ambientes de rede;
  • Realizar a gestão do desenvolvimento de projetos de computação, bem como garantir sua qualidade;

· Estrutura do Curso

À medida que o aluno cursa as disciplinas, estes são apresentados a um conjunto de teorias, que juntamente com atividades práticas e a experiência profissional dos docentes, criam um ambiente para uma formação conceitual, teoria e práticas de metodologias e tecnologias necessárias na vida profissional na área de computação.
Ainda durante o curso, por meio de programas de incentivo a pesquisa, os alunos tem a oportunidade de exercitar o desenvolvimento de pesquisa científica sob a orientação de docentes dentro de alinhas de pesquisa como redes, engenharia de software, banco de dados (estruturado e noSQL), inteligência artificial entre outras.
O curso é desenvolvido em quatro anos letivos, tendo a sua carga horária letiva de 3200 horas/aulas, 40 horas/aulas para um componente da grade curricular optativo, 160 horas/aulas para trabalho de conclusão de curso, 200 horas de atividades complementares e 240 horas de estágios supervisionado, totalizando 3240 horas. O currículo conta com um vasto material disponível que norteia as diretrizes curriculares, como por exemplo, o currículo de referência da SBC - Sociedade Brasileira de Computação, bem como diretrizes curriculares emanadas do CNE/MEC, via Comissões de Avaliação de cursos da área.
Ainda mais, o curso dirige-se para as áreas de programação e de tecnologia, incluindo disciplinas tais como: Teoria da Computação, Lógica de Programação, Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Processamento de Imagens, Padrões de Desenvolvimento de Software, Banco de Dados NoSQL, entre outras.

· Mercado de Trabalho

O profissional com formação em Ciência da Computação possui um mercado amplo e extremamente dinâmico tendo como uma de suas particularidades a não existência de fronteiras físicas, ou seja, o trabalho remoto (Home Office) é prática comum na área. As principais áreas de atuação do profissional de computação são:

  • Trabalhar como desenvolvedores
    • para dispositivos móveis
    • aplicações web
    • de integrações de dados
  • Arquitetos de Software
  • Analista de Dados
  • Projetos de Big Data e/ou Data Science
  • Arquiteto de infraestrutura de Cloud (Nuvem)
  • Segurança da Informação

· Perfil do Profissional

O Curso de Ciência da Computação do UNIFEG, tem como objetivo mais do que a formação de profissionais qualificados, mas de cidadãos cientes de seu momento histórico e social. Tem como base o tripé: tecnologia, sociedade e mundo.
Tecnologia como ferramental profissional, onde por meio da tecnologia, e de metodologias de trabalho/análise associada a estas, possui a capacidade abstrair o mundo, e propor modelos computacionais capazes de solucionar os problemas que lhe são apresentados como desafio.
Sociedade como indivíduos inseridos em uma sociedade, devem se apresentar como mão de obra qualificada para a edificação da qualidade de vida, e como agentes de segurança de informação, dados.
Mundo projetos computacionais apresentam um impacto a nível global. Ou seja, o profissional de Ciência da Computação deve estar preparado para entender sua posição como agente facilitador de processos globais, como vendas, logística, entre outros.

Dúvidas? Clique Aqui!