DIREITO

Duração do Curso: 10 semestres
Período: Noturno
Número de vagas: 100
Carga Horária: 4.340 h/a
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 265 de 03 de abril de 2017

Autorizado em 2004, o curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé recebeu em 2015 a nota 4 (de 1 a 5) em avaliação do MEC. Bem conceituado, o curso disponibiliza 100 vagas anuais, cumprindo rigorosamente todas as Diretrizes estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

O curso de Direito do Unifeg tem como objetivo promover o aprendizado de seus alunos, para que desenvolvam competências e habilidades para atuar na esfera jurídica, nas mais diversas áreas. Para tanto, visará a uma ampla formação teórica com embasamento jurídico e filosófico, aliando esta formação ao conhecimento prático-profissional. Busca desenvolver uma sólida formação geral, por meio do estudo de disciplinas fundamentais como p.ex. sociologia, antropologia, dentre outras, bem como humanística e valorativa, com capacidade de análise, domínio de conceitos e terminologias jurídicas, argumentação, reflexão, crítica, de forma que desenvolvam capacidade de aprendizagem autônoma.

· Estrutura do Curso

O curso conta com uma moderna estrutura física e professores capacitados com titulação de mestres e doutores, em constante processo de capacitação. O curso conta com laboratórios específicos, como o Núcleo de Prática Jurídica- NPJ, onde é realizada a Assistência Jurídica Comunitária, o Núcleo de Atividades Complementares, Trabalho de Conclusão de Curso, Salão de Júri e Audiências Simuladas, bem como com amplas salas de aula, Biblioteca (física e virtual), laboratórios de informática com acesso à internet, salas de estudo, Centro de Promoção Humana - CPH, Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional - NAPI.

· Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é muito amplo e oferece várias opções de carreiras, tanto na iniciativa pública quanto privada. Os futuros profissionais poderão atuar na advocacia, exercendo-a como profissional liberal ou em sociedade de advogados, como empregado ou advogado público (mediante concurso, como p. ex. Advocacia Geral da União). Poderá, ainda, inscrever- se em concursos públicos como: para a Magistratura (juiz federal, estadual ou do trabalho), Ministério Público (federal ou estadual), Defensoria Pública, Procuradoria, Diplomacia e inúmeros outros. Ainda poderá optar pela carreira acadêmica, mediante cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) ou strictu sensu (mestrado e doutorado) e ingressar na carreira docente.

· Perfil do Profissional

O perfil profissional do bacharel em Direito do Unifeg resulta de um planejamento que respeita as diretrizes curriculares do MEC para os cursos de Direito e demais legislações pertinentes. Para tanto, contempla diversas vertentes como: a) Formação fundamental: estudo das raízes sociológicas, políticas e filosóficas que são indispensáveis à formação geral e humanista do futuro bacharel. Formação sociopolítica: formação humanística e interdisciplinar, Formação técnico-jurídica: profundo conhecimento da técnica-jurídica, de sorte a ser apto a operar as transformações que dele se esperam. Formação prática: O futuro bacharel deverá ter consciência da inarredável importância desta dimensão prática. A formação prática visará garantir a ponte entre o mundo do foro e o mundo dos livros. Formação contextualizada: visa a consonância com as demandas específicas do Município de Guaxupé e região. Formação ética e socialmente responsável: A vida profissional do futuro bacharel deverá ser pautada por conduta ética, associada à responsabilidade social e profissional do jurista. Pretende-se que o profissional formado pelo Unifeg esteja comprometido com a causa democrática e com a defesa dos direitos humanos.