Enfermagem

Duração do Curso: 8 semestres.
Período: Noturno
Carga Horária: 4000 h/a
Número de vagas: 50
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 819, de 30 de dezembro de 2014 O curso de Bacherelado em Enfermagem do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) teve seu início no ano de 2005, com anuência do Ato do CAS/UNIFEG, emitido em 13 de dezembro de 2004. A iniciativa deu-se a partir da necessidade de suprir a carência deste profissional na região, frente à amplitude do mercado de trabalho para os serviços assistenciais de saúde. Este curso atende ao Parecer CES/CNE nº 1.133/2001, aprovado em 07/08/2001, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diante da complexidade do processo saúde-doença, o curso de Enfermagem tem como eixo norteador o compromisso ético e social do setor universitário na defesa das Políticas Públicas, visando à melhoria da qualidade de vida da população regional e local, buscando maior resolutividade de problemas e melhor acesso aos bens e serviços que promovem a saúde. O Curso foi Reconhecido pelo MEC conforme o disposto no Artigo 10, Parágrafo 7º do Decreto nº5773 de 9 de maio de 2006, com publicação no D.O.U nº56, Seção1, de 23 de março de 2011, página 10.

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Objetivos do Curso

Formar enfermeiros generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capazes de reconhecer o processo saúde-doença e nele intervir, além de atender ao perfil epidemiológico da região.

· Estrutura do Curso

O Corpo Docente do Curso de Enfermagem do UNIFEG é composto por nove docentes, destes, quatro são enfermeiros e cinco pertencem aos demais núcleos e cursos deste Centro Universitário, dentre os quais apresentam titulação de especialistas, mestres e doutores. A infraestrutura do curso compreende Laboratórios de: Anatomia, Microscopia / Microbiologia, Habilidades em Enfermagem e Informática. A instituição possui acesso à internet, biblioteca própria, complexo poliesportivo, ambulatório médico e auditórios para eventos. O curso oferece 50 vagas no período noturno e tem a duração de 4 anos, distribuídos em 8 períodos, sendo que no último ano, é oferecido estágio, no período matutino ou vespertino, complementando com aulas teóricas no período noturno.

· Mercado de Trabalho

O enfermeiro poderá atuar em várias áreas da saúde, como Hospitais, Unidades de Atendimento de Urgência e Emergência, Unidades Básicas de Saúde, Programas Assistenciais de Saúde desenvolvidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como a Estratégia Saúde da Família, Clínicas, Serviços de Saúde do Trabalhador, Creches, Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care) ou mesmo como profissional autônomo.

· Perfil do Profissional

O egresso do curso de Bacharelado em Enfermagem deste Centro Universitário será um profissional preparado para desempenhar a função de enfermeiro assistencial nos moldes atuais, e também, terá a capacidade de aprendizagem continuada, de aquisição de novas tecnologias, criação e adaptação de conhecimentos científicos ao seu ambiente de trabalho. Além disso, terá uma visão crítica da Enfermagem que o capacite ao gerenciamento de sua equipe, bem como a sua própria atualização de acordo com preceitos éticos, bioéticos e científicos no cuidado de enfermagem humanizado.