Fisioterapia

Duração do Curso: 8 semestres
Período: Noturno
Número de vagas: 40
Carga Horária: 3.000 h/a
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 134, de 2 de março de 2018

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé foi estruturado dentro dos critérios estabelecidos pela Lei nº 9.394/96 (Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que orienta as Diretrizes Curriculares e o Padrão de qualidade para cursos de Fisioterapia (Conheça a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/CursoDeFisioterapiaUnifeg/). Com carga horária dividida em 4 anos no período noturno com o último ano sendo realizado no período vespertino, o curso valoriza a formação de profissionais que estejam em consonância com as necessidades atuais do mercado de trabalho, caracterizadas por seus aspectos preventivos e/ou curativos. O curso de Fisioterapia é reconhecido segundo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, conforme consta do Registro e-MEC nº 200906601, do Ministério da Educação. Para uma perfeita adequação do curso aos anseios não apenas das necessidades regionais, mas dos conceitos universais de saúde, novas áreas de atuação determinam estratégias de ensino diferenciadas. O curso tem como proposta oferecer ao futuro profissional uma visão crítica e problematizadora da natureza social do processo saúde-doença, sem deixar de contemplar a formação técnica e científica, que deve estar expressa tanto na sua estrutura curricular quanto em sua opção metodológica. O curso almeja a formação do fisioterapeuta, na graduação, com um direcionamento para a funcionalidade humana por meio de intervenções norteadas pelos níveis de complexidade do SUS, como forma de mudança nos paradigmas atuais, a fim de contribuir com a formação enquanto profissional de saúde, o que certamente culminará em resultados favoráveis à qualidade e inserção no mercado de trabalho, identificando melhor as ações do fazer em fisioterapia.

Conheça a Cliníca de Fisioterapia Maria de Almeida Santos

Coordenador do curso: Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos. Veja o currículo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758151P4 Maiores informações: profluizhenrique@yahoo.com.br

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

O curso de graduação em fisioterapia do UNIFEG oferece modelos disciplinares rígidos na busca do aperfeiçoamento da formação do fisioterapeuta, numa integração de diferentes conhecimentos, áreas disciplinares e profissionais. Com objetivo de formar profissionais para a atuação numa perspectiva inter e multidisciplinar, com postura investigativa e poder de decisão, valendo-se de uma pluralidade de recursos teóricos, técnicos e instrumentais, buscando gerar conhecimentos, procedimentos apropriados à realidade em que atuam e a continuidade de sua formação e atualização constante, refletindo de forma crítica e ética nos aspectos legais e nas novas técnicas da Fisioterapia, estando sempre apto a atuações e intervenções qualificadas.

· Estrutura do Curso

O curso de fisioterapia do UNIFEG tem duração de 8 semestres sendo que, 6 períodos noturno e os dois últimos períodos vespertino (estágio supervisionado). Sendo disponível nos períodos Integral e Noturno (último ano vespertino): Aula semanal, e nos dois últimos semestres também com aulas práticas em período vespertino-noturno. Número de vagas 60/60. A fisioterapia é uma área de conhecimento, cujos objetos principais de estudo são os meios físicos terapêuticos, entre eles, o calor, o frio e, principalmente o movimento. Por meio de recursos específicos e considerando aspectos bio-psico-sociais, visa reabilitar o paciente de uma forma generalizada e organizada. Conta com corpo docente qualificado e uma infraestrutura necessária para formação de profissionais de qualidade. O curso conta também estrutura física elogiada com laboratórios de Anatomia, de Microbiologia e Patologia, Informática e Fisioterapia. Além de contar com a estrutura física da Clínica-escola de Fisioterapia, Maria de Almeida Santos, que realiza atendimento à comunidade, apresentando excelentes profissionais fisioterapeutas (supervisores) e equipamentos modernos que garantem a qualidade do atendimento, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A clínica possui uma área física de 700 metros quadrados, com consultórios, 10 boxes para atendimentos individuais, sala de geriatria e neurologia, sala de ortopedia e reumatologia, sala de cinesioterapia e mecanoterapia, sala de pediatria, hidroterapia com piscina coberta e aquecida, sala de cardiopulmonar e metabólicos, sala de higienização e preparo de equipamentos, área externa de atividade lúdica, sala de estudos, sala de reuniões e banheiros adaptados. Dispõe ainda de equipamentos para as aulas teóricas e práticas com auxilio de recursos audiovisuais, que dinamizam as práticas didáticas. Os conteúdos curriculares se apresentam de forma equilibrada nas diferentes áreas, levando-se em consideração a prevalência dos diferentes problemas de saúde da população e níveis de evidência científica obtidos pela fisioterapia no tratamento de cada um deles. O Curso possibilita, desde o primeiro ano, a inserção do estudante em diferentes campos de atuação do fisioterapeuta para vivência da profissão. Conceitos básicos, clínicos, especializados e relacionados à saúde coletiva estão distribuídos em disciplinas que buscam desenvolver no estudante o espírito crítico reflexivo em relação a atuação do fisioterapeuta no contexto Nacional de Saúde. Os estágios são realizados sob supervisão direta e constante de professores do curso durante o atendimento à comunidade pelos alunos. Assim, o treinamento prático para a formação generalista profissional ocorre ao longo da vivência da realidade da profissão.

· Mercado de Trabalho

A formação em fisioterapia faz com que o profissional possa desenvolver suas atividades em hospitais, clínicas, clubes esportivos, academias, entidades assistenciais, programas de saúde, instituições de ensino e de pesquisa, e em domicílios. O mercado de trabalho para o fisioterapeuta apresenta perspectivas promissoras. Há grande carência de profissionais capacitados na área, havendo regiões mais desfavorecidas, localizadas principalmente no Norte, Centro-Oeste e nordeste do país. Assim, o fisioterapeuta pode se especializar em Fisioterapia ortopédica e traumatológica, Fisioterapia neurológica e neuropediátrica, Fisioterapia cardiorrespiratória, Fisioterapia no Programa de Saúde Pública, Fisioterapia no Programa de Saúde da Família, Fisioterapia no Programa de Saúde da Mulher, Fisioterapia oncológica, Fisioterapia pediátrica, Fisioterapia desportiva, Fisioterapia dermato-funcional, Fisioterapia ergonômica e laboral, Fisioterapia geriátrica, psiquiatria, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), pesquisa, consultoria, Assessoria Educacional em empresas, clubes e escolas, entre outras.

· Perfil do Profissional

O fisioterapeuta formado pelo UNIFEG está capacitado a atuar nas principais áreas da profissão, como a fisioterapia desportiva, geriatria, neurologia adulto e infantil, ortopedia e traumatologia, saúde publica. O curso também capacita o profissional a dirigir, orientar e assessorar serviços de fisioterapia em estabelecimentos públicos e privados, além de se diferenciar, atuando, principalmente, em áreas de pesquisa, extensão e educação. A estrutura interdisciplinar do curso de fisioterapia do UNIFEG coloca o futuro profissional articulado com a realidade do país, visando possibilitar competências e habilidades indispensáveis à formação do fisioterapeuta, adequando esse processo às transformações da profissão, em relação, principalmente, às necessidades e às demandas de saúde da população, estando apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.