Psicologia

Duração do Curso: 10 semestres.
Período: Noturno.
Carga Horária: 5845 h/a
Número de vagas: 65
Reconhecimento: Portaria MEC nº 389, de 28 de abril de 2017 A psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos dos seres humanos e seus processos mentais, bem como suas interações com o ambiente físico e social. A função dos psicólogos é tentar compreender os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e as funções cognitivas. O UNIFEG visa formar profissionais, com competências e habilidades que permita ao futuro Psicólogo do UNIFEG atuar na promoção da qualidade de vida, se valendo do domínio de conhecimentos psicológicos adquiridos, sendo assim capaz de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos e psicossociais. O Curso de Psicologia Bacharelado do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé UNIFEG foi traçado em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso e de acordo com os Padrões de Qualidade exigidas pelo MEC, além das demais especificidades do Conselho Federal de Psicologia.

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

Atendendo aos princípios e compromissos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso tem por objetivo formar profissionais com amplo domínio teórico e capacidade de contribuição ao desenvolvimento científico. O curso busca ainda desenvolver a compreensão do fenômeno psicológico em um contexto de múltiplas determinações biológicas e sociais. A noção de responsabilidade social e a compreensão crítica da realidade socioeconômica também devem ser trabalhadas ao longo do curso, além da edificação de uma postura ética e o estímulo ao comprometimento com o aprimoramento e capacitação contínuos.

· Estrutura do Curso

O curso conta com toda a infraestrutura do Centro Universitário incluindo salas de aula climatizadas, Espaços Convivência, Áreas de Lazer e uma Biblioteca com um vasto acervo de livros de Psicologia. Os laboratórios especializados destinados ao curso de Psicologia do UNIFEG e já implantados são os seguintes: Laboratório de Anatomia, Laboratório de Psicologia Experimental, Laboratório de Estudos sobre o Comportamento Humano, Laboratório de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem e Laboratório de Aplicação de Testes Psicológicos/ Psicométricos. Encontra-se em processo de implantação a Clínica de Atendimento Psicológico.

· Mercado de Trabalho

A Psicologia hoje, contribui em várias áreas de conhecimento. A formação do psicólogo o habilita a atuar em diferentes áreas da psicologia, dentre elas podemos citar: a Psicologia Escolar ou Psicologia Educacional, a Psicologia Organizacional e do Trabalho, a Psicologia de Trânsito, a Psicologia Jurídica, a Psicologia do Esporte, a Psicologia Clínica, a Psicologia Hospitalar, a Psicopedagogia, a Psicomotricidade, a Psicologia Social e a Neuropsicologia. Estas diferentes áreas de atuação permite que o Psicólogo trabalhe em contextos bem diversificados, tais como: consultórios, clínicas especializadas, hospitais, empresas, associações profissionais, esportivas e comunitárias, organizações governamentais e não-governamentais de diferentes especificidades, órgãos de planejamento de políticas públicas, órgãos da justiça e da administração penitenciária, institutos de pesquisa, organizações de publicidade e propaganda, dentre outros.

· Perfil do Profissional

Pretende-se que o Psicólogo formado no curso de psicologia do Centro Universitário UNIFEG seja um profissional generalista, comprometido com a integralidade, universalidade, busca de equidade e incorporação de novas tecnologias, saberes e práticas em saúde e comprometido com os problemas sociais e com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade humana, tendo uma visão humanística. O perfil que o curso almeja em sua formação inclui nas opções ofertadas o profissional atuante, sendo na ênfase em Psicologia e Processos Gestão, que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, planejamento e uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições. Outro perfil almejado no curso diz respeito à Psicologia e Processos Clínicos no qual o egresso deve ter concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.