Ciência da Computação

Duração do Curso: 8 semestres.
Período: Noturno.
Carga Horária: 3220 h/a
Número de vagas: 30
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 286, de 21 de dezembro de 2012 O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé foi criado com o objetivo de atender à grande demanda por profissionais da área de informática, nesta região, marcada, nas últimas décadas pelo crescimento populacional e pelo grande desenvolvimento econômico, sobretudo da agroindústria.


· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

O curso tem por objetivo geral preparar profissionais com uma sólida formação conceitual, teórica e prática em diversas áreas da computação, sejam no desenvolvimento de novas ferramentas e ambientes de trabalho, na adaptação dos desenvolvimentos científicos tornando-os instrumentos práticos de uso e produtores de bens e serviços através de transferência de tecnologia e também, na solução de problemas aplicativos de outras áreas de conhecimento tais como administração e gerência, tecnologia de ensino, automação de procedimentos de escritório e outros. Oferecer aos alunos uma habilitação que atenda suas expectativas profissionais e pessoais. Utilizar metodologia que permite formar profissionais com uma visão global, que os habilitem a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Propiciar o desenvolvimento de capacidade de solução de novos problemas, comunicarem idéias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e representar as regras de convivência democrática.
Objetivos Específicos: Fornecer conceitos e técnicas para que o profissional seja capaz de efetuar a modelagem e especificação dos problemas do mundo real; fornecer conceitos e técnicas para que o profissional seja capaz de programar sistemas de grande porte; proporcionar condições para o profissional projetar e desenvolver software; proporcionar condições para o profissional desenvolver projetos de hardware.

· Estrutura do Curso

O curso será desenvolvido em quatro anos letivos, tendo a sua carga horária letiva de 3200 horas/aulas, 40 horas/aulas para um componente da grade curricular optativo, 160 horas/aulas para trabalho de conclusão de curso, 200 horas de atividades complementares e 240 horas de estágios supervisionado, totalizando 3240 horas. O currículo conta com um vasto material disponível que norteia as diretrizes curriculares, como por exemplo, o currículo de referência da SBC - Sociedade Brasileira de Computação, bem como diretrizes curriculares emanadas do CNE/MEC, via Comissões de Avaliação de cursos da área.
Seguindo as determinações dos ?Indicadores de Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação da área de Computação?, este curso valoriza a participação do corpo discente em atividades de laboratórios, a fim de capacitá-los a projetar e construir softwares e projetar hardwares.
Ainda mais, o curso dirige-se para as áreas de programação e de tecnologia, incluindo disciplinas tais como: Teoria da Computação, Programação Orientada a Objetos, Engenharia de Software, Programação WEB, Tópicos Avançados de Computação e Tópicos Especiais em Engenharia de Software, nas quais são tratados assuntos relativos a tecnologias atuais.

· Mercado de Trabalho

A sociedade atual está marcada por grandes transformações científicas e tecnológicas. A cada dia se inicia novas pesquisas cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida do homem ou ainda para atender as novas necessidades criadas pelo homem. Em todas essas iniciativas, conta-se de forma imperativa com o auxílio do computador, independentemente da área em questão. A computação está tão presente em nossa sociedade que sua importância é inquestionável.
Assim, o Unifeg visa o desenvolvimento de atividades de pesquisas na área de computação e os alunos, dela participando, levarão para o mercado de trabalho, idéias inovadoras e terão a capacidade de alavancar e/ou transformar o mercado de trabalho. Podendo assim, realizar atividades empreendedoras, e evidentemente as indústrias e empresas necessitam estar em sintonia com os grandes avanços tecnológicos para aperfeiçoar seus domínios de atuação e, aumentar sua competitividade. Nesse sentido, o curso de Ciência da Computação vem viabilizar essa necessidade tecnológica.

· Perfil do Profissional

O egresso deste curso deverá estar situado no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Dentre as diferentes funções existentes, o egresso poderá atuar em: Atividades profissionais em empresas de computação e informática - atuando, por exemplo, como projetista de software, projetista de hardware, desenvolvedor de produtos, consultor tecnológico, analista de sistemas, analista de suporte de sistemas e demais funções técnicas e/ou gerenciais. Empreendedores na área de Computação; Atividades de ensino e pesquisa. Dentre as diferentes funções existentes, o egresso poderá atuar em:

  • Atividades profissionais em empresas de computação e informática ?atuando, por exemplo, como projetista de software, projetista de hardware, desenvolvedor de produtos, consultor tecnológico, analista de sistemas, analista de suporte de sistemas e demais funções técnicas e/ou gerenciais.
  • Empreendedores na área de Computação;
  • Atividades de ensino e pesquisa.

Para tanto, é necessário um conjunto de aptidões comuns que devem ser desenvolvidas pelos alunos, dentre as quais, podem ser citadas:

  • Capacidade de análise e de síntese;
  • Disposição para um estado permanente de estudo de assuntos novos e complexos;
  • Capacidade de relacionar conceitos de outras áreas, tais como: estatística, cálculo numérico, pesquisa operacional visando a solução de problemas;
  • Qualidades pessoais tais como: concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato;

Faz-se também necessário que o discente desenvolva um conjunto de competências e de habilidades durante o curso, de forma a dar suporte ao profissional desejável.


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