Arquitetura e Urbanismo

Duração do Curso: 10 semestres
Período: Noturno
Número de vagas: 50
Carga Horária: 3.840 h/a
Reconhecimento: Portaria MEC/SERES nº 88 de 20 de fevereiro de 2019 publicada o D.O.U. de 21 de fevereiro de 2019

O novo curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do UNIFEG foi elaborado para atender a forte demanda de profissionais, principalmente no sul de minas, para atuar na criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos para todos os tipos de edificações; residenciais, comerciais, religiosas, nas área da saúde, educação e esporte, além de loteamentos praças públicas, ambientação e decoração de interiores, paisagismo, produção de cenários, composições gráficas, restauração e preservação do patrimônio histórico. Atua na elaboração do planejamento de cidades através de propostas urbanísticas, particularmente nos estudos de elaboração e implantação dos Planos Diretores. Á partir das novas exigências da legislação brasileira, todo município brasileiro, com população superior a 20 mil habitantes é obrigado a elaborar Plano Diretor, e o Profissional Arquiteto e Urbanista é, por excelência, o ?planejador de cidades e ambientes públicos?. Atende as às legislações e normas pertinentes às instituições e entidades competentes como o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e os Conselhos Federal e Regional de Arquitetura (CONFEA / CAU), estando alinhado com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e o PPI (Projeto Pedagógico Institucional).

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

O curso de Arquitetura Urbanismo objetiva a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção, organização e a construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis, tornando estes ambientes mais agradáveis e acessíveis.

· Estrutura do Curso

O curso de Arquitetura Urbanismo do Unifeg possui carga horária total de 3.640 horas (que incluem 3.400 horas em disciplinas e 240 horas em Trabalho de Conclusão de Curso), trabalhadas em um período mínimo de cinco anos, distribuídas em três núcleos de disciplinas: Conhecimentos de Fundamentação, Conhecimentos Profissionais e Trabalho de Curso. Complementando os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aulas, serão realizadas atividades nos Laboratórios de Informática, Maquetaria, Topografia, Materiais de Construção, Hidráulica e Mecânica dos Solos. Outras atividades para formação mais adequada à complexidade profissional do Arquiteto e Urbanista serãodesenvolvidas extraclasses, como estágio supervisionado (240 horas) e atividades complementares (240 horas).O aluno terá ainda a opção de cursar disciplinas optativas (360 horas). O curso de Arquitetura e urbanismo será composto por laboratórios de alta tecnologia na produção de maquetes, apoiados pela tecnologia de softwares gráficos, de animação e ambientação, além de contar com os melhores professores, que são referência no mercado de trabalho.

· Mercado de Trabalho

O Arquiteto e Urbanista pode atuar como profissional liberal, em organizações públicas e privadas ou prestando consultoria nas áreas de urbanismo, projeto e construção civil. Existe hoje no Brasil uma carência muito grande de novas habitações, escolas e construções na área da saúde, assim como uma demanda para adequação de ambientes às novas legislações, o que abre uma grande demanda para o profissional formado em arquitetura. Nossas cidades não param de crescer e sempre vamos precisar de ambientes mais agradáveis e adaptados à novas regras de acessibilidade e conforto urbano, atividade esta também desenvolvidas pelo arquiteto e urbanista.

· Perfil do Profissional

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeg é voltado para alunos da micro e macro região de Guaxupé que anseiam por uma formação voltada para as artes e concepção espacial de habitações e dos espaços urbanos, pessoas que possuam afinidade com o desenho, história, geografia e linguagem computacional. Vontade em querer pesquisar novas tecnologias e matérias que surgem diariamente e serão utilizados nas projetos das edificações e nas intervenções urbanas.

Dúvidas? Clique Aqui!