ENGENHARIA QUIMICA

Duração do Curso: 10 semestres
Período: Noturno
Carga Horária: 3600 h/a
Número de vagas: 30
Reconhecimento: Portaria n. 88, de 20 de fevereiro de 2019, publicada no D.O.U de 21 de fevereiro de 2019. O curso de Bacharelado em Engenharia Química do UNIFEG foi criado em 2015 atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Graduação em Engenharia, a legislação pertinente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (CONFEA/CREA) e Conselho Federal de Química (CFQ/CRQ). O curso de Bacharelado em Engenharia Química do UNIFEG possibilita ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências gerais de um engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e criativa, buscando soluções para os diversos problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. A combinação dos conhecimentos de química, matemática, transferência de massa e energia, operações unitárias, termodinâmica, meio ambiente, gestão, controle e otimização de processos, dentre outras, pode garantir o sucesso de projetos, construindo e operando e administrando plantas industriais transformando insumos em produtos através de processos químicos, físicos e biológicos, denominados de operações. O curso tem duração de 10 semestres. E-mail: liviakdsl@yahoo.com.br

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

O objetivo do Curso de Bacharel em Engenharia Química é formar engenheiros com competências e habilidades para solução de problemas de engenharia, projetando e analisando sistemas, processos e produtos, sempre integrando a viabilidade econômica e meio ambiente às suas atividades.

· Estrutura do Curso

O curso oferece atividades e experiências práticas nas dependências dos laboratórios da Instituição e visitas técnicas. Laboratórios de Química, Física e Operações Unitárias, Instrumentação e Cromatografia, Microbiologia, informática dentre outros possibilita a experiência prática ao aluno. Além disso, o curso oferece condições reais de atividades e experiências práticas para os discentes participarem de programas de iniciação científica, monitorias e estágios.

· Mercado de Trabalho

Os campos da química e petroquímica, açúcar e álcool, fármacos e química fina, alimentos e bebidas, papel e celulose, materiais de construção, plásticos, refratários e cerâmicos, fertilizantes, tintas e vernizes, cosméticos e perfumes e meio ambiente podem ter a atuação do engenheiro químico. Diferentes processos químicos e operações unitárias são estudados no curso de Bacharelado em Engenharia Química do UNIFEG garantindo como sempre a profissão mais completa do mercado!

· Perfil do Profissional

O perfil do profissional de Engenharia Química a ser formado pelo Curso de Bacharelado em Engenharia Química do UNIFEG está baseado na Resolução CNE/CES de 11/2002. O Art. 3º determina que o Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O desenvolvimento e melhoria de processos de fabricação são características da capacitação deste profissional, que consegue integrar os diversos conhecimentos adquiridos na transformação de matérias primas em bens de produção e bens de consumo com qualidade e manutenção do meio ambiente. A abrangência e flexibilidade de atuação do Engenheiro químico também é outra característica deste curso possibilitando atividades em diferentes áreas além da industrial, sendo elas de pesquisa, mercado e demais organizações públicas e privadas.

Dúvidas? Clique Aqui!