PÓS-GRADUAÇÃO EAD
NA ÁREA DE

PSICOLOGIA


Psicologia
Analítico-
Comportamental

icone duracao Duração

09
meses

icone investimento Investimento

Em até
18X
R$133,64*


Psicologia
Fenomenológico-
Existencial

icone duracao Duração

09
meses

icone investimento Investimento

Em até
18X
R$133,64*

FALE COM A EQUIPE UNIFEG E ESCOLHA O SEU MELHOR FUTURO PROFISSIONAL!

PERGUNTAS

FREQUENTES

O curso de Pós-graduação Lato Sensu, mais conhecido como cursos de Especialização ou de Master Business Administration (MBA), é realizado após a finalização, por parte do aluno, de um curso de graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo). O Ministério da Educação (MEC) exige que o aluno tenha diploma de graduação (diploma de curso superior) para realizar um curso de Especialização ou de MBA, ou seja, um curso de nível Pós-Graduação Lato Sensu. Lato Sensu é uma expressão latina (do latim antigo). Sensu significa sentido, como tradução do latim. Lato corresponde a aberto, amplo, diverso. Portanto, Lato Sensu quer dizer em sentido amplo, variado e aberto. Ou seja, implica um aprofundamento de conteúdo profissional mais amplo (horizontalizado) em relação à formação inicial obtida na Graduação, que é mais fechada, especializada. É um curso, por meio do qual, o aluno estuda um conjunto de assuntos, temas e conteúdos curriculares que irão enriquecer e alargar (horizontalizar) a sua formação profissional inicial especializada. Ele irá associar saberes de sua área de formação a conhecimentos de outros campos correlatos, que enriquecerão e fortalecerão uma formação aberta e ampla, já obtida por ele. Já a Pós-graduação Stricto Sensu (cursos e programas de Mestrado e Doutorado) significa uma formação verticalizada de um tema (e não alargada, horizontalizada como é a Pós-Graduação Lato Sensu). Stricto quer dizer em sentido estrito, fechado, delimitado. Portanto, significa uma oferta de curso e uma formação, em que ocorre um aprofundamento verticalizado de um tema. Daí a exigência tradicional de pesquisa vertical nos programas de Mestrado e Doutorado. Embora, hoje em dia, existam vários programas Stricto Sensu de natureza e ofertas interdisciplinares ou transdisciplinares, o que, de certa maneira, indica que eles também são horizontalizados em suas abordagens temáticas e de conteúdos formativos. Se o estudante pretende ampliar o seu saber e o seu exercício profissional, agregando à sua formação outros conhecimentos de sua área ou mesmo absorver conteúdos de outros campos correlatos, a fim de melhorar (horizontalizar) a sua qualificação, então deve optar por um curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
De acordo com a Resolução do MEC, nº1/2018 (DOU nº 67 de 09/04/2018), só podem iniciar um curso de Pós-Graduação Lato Sensu aqueles já que colaram grau no curso superior e já obtiveram o seu Diploma. Não é permitida a matrícula de alunos em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, sem que eles tenham concluído definitivamente uma graduação. Quem ainda está por finalizar uma primeira Graduação não pode participar regularmente de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, pois este é exclusivo para quem concluiu o curso superior e já possui o seu Diploma.
A Resolução CNE/CES/MEC nº 01/2018 (Publicação DOU nº 67 de 09/04/2018) é que regulamenta as ofertas de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no Brasil. Este pode ser oferecido na modalidade presencial ou na modalidade a distância (EaD), de acordo com regulamentações do Ministério da Educação.
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), obrigatoriamente, por determinação e regulamentação do Ministério da Educação, devem possuir um mínimo de 360 (trezentos e sessenta horas). É uma regulamentação brasileira.
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade presencial podem oferecer aulas diárias, ou semanais (aos finais de semana), a cada 15 dias, uma vez por mês, entre outros. Isso deve ser de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso e conforme as condições de oferta estabelecidas pela Instituição de Ensino Superior ofertante. Já os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos na modalidade a distância são muito mais flexíveis, e o aluno pode realizar as atividades de acordo com o seu tempo e lugar, pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). E também conforme o Projeto Pedagógico do Curso e segundo as condições de oferta a distância (EaD), estabelecidas pela Instituição de Ensino Superior ofertante. Os cursos de Pós-Graduação oferecidos na modalidade a distância podem ser ofertados em caráter 100% WEB, totalmente on-line, mediante o uso de plataformas de Ambiente Virtual de Aprendizagem, sem necessidade de realização de quaisquer atividades ou avaliações/provas presenciais. Mas também há ofertas de cursos de Pós-Graduação EaD que exigem atividades presenciais. O estudante deve conferir se o curso de Pós EaD em que ele irá se matricular exige ou não a realização de atividades presenciais em polos de apoio presencial EaD. A Pós-Graduação EaD não é presencial, todo o curso acontece de forma on-line. Essa modalidade é bastante conveniente, pois o aluno pode usufruir das aulas em qualquer local e tempo, desde que tenha acesso à internet. No Ambiente Virtual de Aprendizagem, com acesso, por meio de login e senha, o estudante pode consultar materiais didáticos (e-books), videoaulas, podcasts, chats colaborativos, fóruns de discussões, portfólios de exercícios, quizzes, provas on-line e muito mais materiais exclusivos, dentro da plataforma virtual. Essa forma de ensino-aprendizagem é interessante, pois permite flexibilidade de horário.
Na hora de escolher um curso de Pós-Graduação, é necessário priorizar alguns aspectos como: afinidade com a área, objetivo do curso, interesse na titulação, forma de como melhorar a carreira, entre outros. Além disso, o estudante deve conhecer a grade curricular e verificar se as disciplinas e os assuntos trarão o conhecimento necessário para o que ele almeja. Outra característica importante é o reconhecimento da Instituição e do curso por parte do MEC, pois isso garante mais segurança na decisão do estudante. É relevante também conversar com alunos e ex-alunos para saber se o curso atende às suas expectativas iniciais. A Pós-Graduação pode ser interessante também para aqueles que estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho, pois um currículo atualizado é mais atrativo e beneficia a participação do candidato nos processos seletivos. Nos concursos públicos, o programa de Pós-Graduação é muito bem aceito. Por contar como titulação acadêmica, pode ser um diferencial para o candidato ser escolhido para o cargo pretendido. Para quem estiver trabalhando, a capacitação profissional pode propiciar uma promoção no emprego, assim como possibilitar a oportunidade de atuar em diferentes áreas, além de proporcionar mais conhecimento.
Os cursos de Pós-graduação Lato ou Stricto Sensu não disponibilizam Diploma. Este é um documento exclusivo para quem conclui uma Graduação, a qual concede um título ao graduado para fins de exercício profissional. Os pós-graduandos recebem um Certificado de Conclusão de Curso. Tanto o Certificado de Pós-Graduação obtido em cursos presenciais quanto o Certificado adquirido em cursos a distância são os mesmos. Não pode haver discriminação ou diferenciação entre essas duas modalidades nos Certificados.
É muito importante que, antes de optar por matrícula em um curso de Pós-graduação, o candidato verifique a existência, a idoneidade e o reconhecimento legal da Instituição de Ensino Superior (IES) ofertante junto ao MEC. E, depois de consultar a regularidade da Instituição de Ensino, é preciso averiguar se a oferta do curso de Pós-Graduação consta regularmente registrada no cadastro de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da IES, no MEC. Isso porque somente Instituições de Ensino Superior, devidamente credenciadas pelo MEC, é que podem ofertar cursos de Pós-Graduação.
A atual legislação do MEC, que regulamenta as condições de ofertas de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu não exige mais a obrigatoriedade da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas esse componente curricular pode ser oferecido, conforme critério e decisão da IES ofertante do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico de Curso.
A atual legislação do MEC, que regulamenta as condições de ofertas de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, não exige realização de Atividades de Estágio Supervisionado. Mas esse componente curricular pode ser ofertado, segundo critério e decisão da IES ofertante do curso, de acordo com o seu Projeto Pedagógico de Curso. Vale lembrar que só podem realizar Atividades de Estágios Supervisionados aqueles alunos que se encontrem regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação. E, para isso, deve haver a existência, a regulamentação do Estágio e a obrigatoriedade de realização dessas Atividades no corpo da matriz curricular do curso e devem também ser constantes no Projeto Pedagógico de Curso.
A capacitação profissional é apenas a primeira das várias competências que o programa pode proporcionar ao estudante. E oferece a possibilidade do pós-graduando exercer a atividade, de forma melhor, ou até mesmo buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, com esse aprofundamento específico. A Pós-Graduação também oferece o enriquecimento do currículo, podendo beneficiar o pós-graduado em processos seletivos ou em vagas de trabalho, tanto no setor privado quanto na esfera pública, porque esse pode ser um diferencial perante os concorrentes. O investimento feito na Pós-Graduação pode ser adquirido novamente, por meio de uma promoção ou de uma melhor posição profissional, assim que o aluno finalizar o curso. O programa de Pós-graduação Latu Sensu é ainda uma forma de melhorar a carreira profissional dentro da empresa ou no mercado de trabalho.

NOSSOS

DIFERENCIAIS

Mais de 20 mil formados

+20k

Profissionais
Formados

Icone 50 anos de tradição Unifeg

55

Anos de história
e tradição

Diferenciais
MATRICULE-SE NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO UNIFEG E SEJA RECONHECIDO PELO MERCADO PROFISSIONAL.
SÃO 54 ANOS DE DESTACADA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

O UNIFEG é o melhor Centro Universitário do Sul/Sudoeste de Minas e um dos melhores do Brasil! Tem conceito nota 4 pelo MEC. Oferece atualmente 20 cursos nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Seu corpo docente é composto por um time extremamente qualificado, de mestres e de doutores das mais diversas áreas de atuação. Com uma infraestrutura completa, o UNIFEG conta com laboratórios de ponta: informática, rádio, TV, engenharia, química e biologia, bem como possui o poliesportivo e a clínica de fisioterapia, para atender todos os cursos ofertados. Além do Fies e do Prouni, o UNIFEG também oferece um programa de auxílio aos alunos mais carentes.