Aluno de Engenharia Civil participará de programa de intercâmbio entre Unifeg e Universidade de Algarve

28/08/2017 - -

Marco Aurélio embarcará no mês de setembro para Portugal, onde passará 6 meses estudando na área.

O aluno Marco Aurélio Pereira Rodrigues, do 8º período do curso de Engenharia Civil do Unifeg, está se preparando para uma nova fase de sua vida. No dia 16 de setembro, o jovem embarca para a cidade de Faro, em Portugal, onde passará 6 meses estudando, por meio de um convênio de intercâmbio entre o Unifeg e a Universidade do Algarve. “Minha expectativa é grande, principalmente na volta, pois acredito que fará muita diferença no meu currículo. Quero ter a visão da engenharia de Portugal, perceber se tem algo diferente do Brasil. Pretendo conhecer muito a arquitetura da cidade”, explicou o aluno.

Essa é a segunda experiência de Marco Aurélio de estudar em outro país. Em 2008, após ter terminado o curso de Administração e Comércio Exterior em São Paulo, o jovem teve a oportunidade de morar em Londres, na Inglaterra. “Naquela época, o fato de ter morado e estudado no exterior, me ajudou muito na minha carreira profissional. E agora, como estou terminando o curso de Engenharia Civil e o Unifeg oferece esta opção, vou aproveitar a oportunidade, pois gastarei apenas com alimentação”, afirmou Marco Aurélio.

A Universidade de Algarve é pública e entre os cursos oferecidos, seis deles, são os mesmos disponibilizados pelo Centro Universitário de Guaxupé: Arquitetura, Biologia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Informática e Psicologia. “O aluno interessado deve procurar junto ao site da Universidade de Algarve, as informações necessárias para participar deste programa de intercâmbio, bem como os documentos indispensáveis. Assim que estiverem prontos, o aluno deve me procurar, para que eu inicie o processo de contato com a Universidade e dê andamento a solicitação dos documentos necessários que o Unifeg precisa entregar para a Algarve. Com tudo isso encaminhado, o aluno envia o material e fica no aguardo da carta de aceitação. Por ser uma instituição pública, os estudantes não pagam mensalidade, apenas passagens, moradia e alimentação, caso esses três últimos itens não sejam conseguidos como benefícios junto à Universidade. É uma grande oportunidade, caso o aluno tenha disponibilidade para morar em Portugal por 6 meses. Vale a pena conhecer este programa de intercâmbio”, explicou Érika Machado Ferreira Poscidônio, Secretária da Reitoria, responsável também por fazer o contato com a Universidade, em Portugal.

Para Marco Aurélio, o apoio da família e do Unifeg foi imprescindível para que mais essa realização acadêmica acontecesse em sua vida. “O Centro Universitário de Guaxupé tem me apoiado demais, foram muito parceiros. Agradeço muito a Érika, Secretária do Reitor, ao Prof. Nery, coordenador do curso de Engenharia Civil, aos Pro-Reitores Tataio e Dr. André, por ajudarem em todo o processo. Graças a eles, em pouco mais de dois meses tudo estava pronto. E claro, agradeço a minha família por todo apoio, pois mesmo estudando lá, darão continuidade aos meus projetos aqui no Brasil. Gostaria de incentivar os outros alunos a também participarem deste programa de intercâmbio, pois é uma grande oportunidade. Grande parte das pessoas tem essa possibilidade, pois os gastos são poucos, é apenas uma questão de planejar a vida e ter foco nos estudos durante o período em que estiver morando fora. Estou bastante animado com essa nova fase”, finalizou Marco Aurélio.

Para conhecer o programa de intercâmbio, basta entrar no site: https://www.ualg.pt  e escolher as seguintes opções na barra de menu: Estudar/Programa de Mobilidade/Protocolos de Cooperação/Escolha da opção Unifeg.