Dr. Arthus palestra na "6ª FLIG" sobre a relação "família-escola"

07/10/2019 - Carlos Alberto -

Reitor das escolas da FUNDEG transmitiu conhecimento e interagiu com estudantes do curso de  Pedagogia/UNIFEG,  com  visitantes e com um expressivo público

O reitor das escolas da Fundação Educacional Guaxupé, professor doutor Reginaldo Arthus, ministrou a palestra "Família e Escola: uma relação que precisa ser compreendida".  A conferência  aconteceu, nesta noite de quarta-feira, 2 de outubro, durante a "6ª Feira do Livro - FLIG", em andamento no Clube Guaxupé. Sumidade não só na área das ciências, mas principalmente em questões sociocomportamentais, o palestrante falou para um público expressivo, entre estudantes da Pedagogia/UNIFEG, educadores de diferentes instituições e visitantes, em geral.
Professor Arthus abordou o tema de sua aula especial a partir do ponto de vista pedagógico, sob a visão escolar. Nesse aspecto, destacou os "ruídos" na relação entre as famílias e as instituições de ensino. Mais detalhadamente, deixou claro que, em boa parte dos casos, o trabalho de desenvolvimento ofertado pela escola poderia ser ainda melhor, caso houvesse sincronia com os pais: "Tudo o que se constrói, durante a semana na escola, é desfeito em casa pela superproteção natural dos pais. Na escola, os filhos se encontram  a todo momento em competições, frente a frente com conflitos, com descobertas e por aí crescem", explicou.
Com duração de, aproximadamente,  uma hora e meia, a palestra do reitor foi muito elogiada pelos espectadores. "Dentre os pontos abordados, cito os quatro ingredientes pedagógicos do ser humano: "hábitos, técnica, iniciação à alteridade e à  cultura. Ingredientes que nos permitem conviver, preservar e cultivar, podendo assim interpretar a nós mesmos,  completando-nos  assim como sujeitos!", destacou a universitária Eva Vilma de Souza. "O professor Arthus falou claramente do papel do professor, em que mostrou pontos a serem trabalhados para a construção do cidadão. Fez uma crítica bastante reflexiva à família, que é a base para a formação do indivíduo e precisa estar sempre em parceria com a escola", complementou a estudante do curso de  Pedagogia/UNIFEG, Milena de Brito, do 6º período.

A Feira
Aberta oficialmente no último domingo, 27 de outubro, a "6ª Feira do Livro de Guaxupé" tem como tema "Poesia, Amor e Viola" e homenageia, na edição deste ano, o poeta e cordelista Bráulio Bessa (o patrono do evento). Organizada pela professora Wanda Cândida, presidente da Associação que denomina a iniciativa, a FLIG consta de estandes com ofertas variadas em obras literárias. Apontada como uma das principais manifestações culturais da cidade, a Feira destaca também várias exibições artísticas, de cunho pedagógico e entretenimento, numa programação bem variada. Cada vez maior, o evento receberá a visita de  mais de setenta escolas, assim como contará com a presença de turistas e de gente da própria cidade até neste domingo, 6, quando se encerrará.