ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: QUIMICA GERAL
Periodo: 1
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    TEÓRICA - Matéria, propriedades da matéria, átomos, moléculas e íons. Propriedade periódica dos elementos. Conceitos básicos de ligações químicas. Forças intermoleculares e mudanças de fase. Propriedade das soluções: solubilidade e concentração. Reações em soluções aquosas e estequiometria. Novos materiais tecnológicos: filmes finos, biomateriais, polímeros e cerâmicas entre outros. EXPERIMENTAL - Noções elementares de segurança e limpeza de materiais e laboratórios. Roteiro de elaboração de um relatório experimental. Equipamentos básicos de laboratório e identificação de materiais e vidrarias. Introdução às técnicas básicas de trabalho em laboratório de química: pesagem, dissolução, pipetagem, filtração, entre outros. Equilíbrio químico: preparações simples de soluções; titulações de neutralização; determinação de acidez em vinho. Identificação e caracterização com constantes físico-químicas. Fundamentos de óxido-redução (corrosão, eletrodeposição, pilhas, baterias). Cinética química (velocidade de reações e catalisadores).
 
Objetivos Gerais:
    Fornecer ao aluno conceitos fundamentais em química e desenvolver um raciocínio lógico e crítico. EXPERIMENTAL - Conhecer normas de segurança de um laboratório químico; manusear adequadamente vários utensílios do laboratório; aprender as técnicas elementares de laboratório, confeccionar e interpretar relatórios. Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a compreensão dos conceitos envolvidos no experimento, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitam a contínua atualização técnica e científica. Possuir domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química. Compreender conceitos, leis e princípios da Química.
 
Objetivos Específicos:
    Esta disciplina visa propiciar a você, aluno: Noções de segurança, de técnicas básicas de laboratório e de conceitos fundamentais em Química para que você possa entender a Química como uma ferramenta, muitas vezes, central para resolução de vários desafios encontrados no exercício da profissão de engenharia.
 
Metodologia:
    Serão ministradas aulas teóricas, videos e seminários. Aulas práticas: realização de experimentos e desenvolvimento de projetos experimentais de interesse da área de engenharias
 
Critérios de Avaliação:
    Para as aulas Teóricas - Provas, trabalhos, projetos e seminários. Para as aulas práticas: Participação e Relatórios dos experimentos e desenvolvimento de projetos experimentais.