ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Periodo: 1
Carga Horária: 20
 
Ementa:
    Teoria Geral da Administração, Administração da Produção e Logística, Administração de Materiais, Empreendedorismo, Método Lean Startup, Canvas, Planejamento estratégico, organização empresarial, administração de custos, finanças e investimentos, recursos humanos, administração de contratos, licitações, marketing, vendas, negociação, gestão de projetos, aplicação de planilhas de controle, controle e gestão da qualidade, planejamento de negócios (business plan). Desenvolvimento de projetos. Estrutura organizacional. Representação e análise de sistemas administrativos. Métodos e processos administrativos.
 
Objetivos Gerais:
    Prover ao engenheiro civil instrumentos básicos da administração e para a criação de novos negócios; Capacitar o aluno á realização de intervenções no ambiente organizacional sempre que estas envolvam variáveis e situações relacionadas à estrutura dos sistemas e métodos de trabalho.
 
Objetivos Específicos:
    Apresentar os conceitos básicos relacionados ao empreendedorismo com foco em inovação e aos novos conceitos de empresas Lean startup. Incentivar o espírito empreendedor. O aluno deve ser capaz ao final do curso de refletir sobre as possibilidades de criação de um negócio sustentável. Proporcionar ao acadêmico o conhecimento das características empreendedoras, a busca das oportunidades de negócios e o desenvolvimento do plano de negócios de empresas.
 
Metodologia:
    Aulas Expositivas/ Laboratório de Sistemas Administrativos através de discussão a respeito de estudos de caso sobre os temas abordados
 
Critérios de Avaliação:
    Avaliação/Trabalho/Participação Avaliação da criação de modelo de negócio dos alunos