ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: CÁLCULO II
Periodo: 2
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Integral indefinida. Métodos de integração. Integral definida. Aplicações da integral definida. Integrais impróprias.
 
Objetivos Gerais:
    Fornecer ferramentas para aplicações posteriores, auxiliar no desenvolvimento de aplicações práticas. Propiciar ao aluno o cálculo de áreas com configurações geométricas não elementares e volumes de sólidos de revolução. Contribuir para o Cálculo Numérico, para a Física com o cálculo do trabalho realizado por forças não constantes, cálculo de pressão sobre líquidos, cálculo de centróides e massa de chapas. Propiciar, ainda, as ferramentas para o cálculo de integrais, o desenvolvimento das habilidades para aplicar os conhecimentos matemáticos na solução de problemas reais de engenharia. Fornecer, também, a base matemática para as demais disciplinas dos currículos.
 
Objetivos Específicos:
    Fazer com que o aluno utilize as ferramentas para o cálculo de integrais, o desenvolvimento das habilidades para aplicar os conhecimentos matemáticos na solução de problemas reais de engenharia.
 
Metodologia:
    A metodologia usada será de aula expositiva, utilizando de material básico e complementar. Assim como, quadro, giz e xerox de atividades quando necessário.
 
Critérios de Avaliação:
    A avaliação do aluno será feita através de avaliações individuais, trabalhos individuais e em grupos, exercícios avaliativos.