ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Periodo: 2
Carga Horária: 20
 
Ementa:
    A importância dos recursos naturais. Poluição e Meio Ambiente. Legislação ambiental. Sustentabilidade e desenvolvimento. Gestão ambiental. Avaliação de impactos ambientais causados pelas obras no meio ambiente, noções gerais de estudos de impactos ambientais, gestão ambiental. Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações étnico-raciais integrado a dimensão socioambiental considerando a consciência e o respeito à diversidade multiétnica e multicultural do país.
 
Objetivos Gerais:
    Oferecer ao aluno os conhecimentos relativos ao meio ambiente e aos fatores que regem e disciplinam a vida na Terra, sobretudo aqueles que se relacionam com a Engenharia Civil. Entendimento dos impactos que as obras de engenharia podem causar ao meio ambiente, com a consideração dos aspectos legais e institucionais envolvidos. Formar um profissional provido de senso crítico e criatividade na identificação e resolução de problemas, considerando não somente os aspectos técnicos e econômicos, mas também os políticos, sociais, culturais, além dos ambientais. .
 
Objetivos Específicos:
    a- Revisar os paradigmas e valores culturais antiecológicos, bem como a proposição de uma nova ética na relação sociedade e natureza e na Biosfera e seu equilíbrio. b- Analisar as causas dos efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico, dos problemas ambientais e sociais, incorporando elementos tais como: capital e trabalho, rico e pobre, opressor e oprimido, desenvolvido subdesenvolvido, consumidor e marginal excluído, gerações presentes e gerações futuras, agressor da natureza e vítima do risco ambiental. c- Atuar em prol da preservação e conservação da biodiversidade, analisando a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, viabilizando ações de melhoria da qualidade de vida; d- Ordenar e estabelecer relações sobre os conceitos de Ciências Ambientais, Educação Ambiental, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Políticas de educação ambiental, conforme o disposto na Lei nº 9.795/1999, no Decreto nº 4.281/2002 e na Resolução CP/ CNE nº 2/2012. Desenvolvimento Nacional Sustentável, conforme o disposto no Decreto nº 7.746, de 05/06/2012 e na Instrução Normativa nº 10, de 12/11/2012. e- Abordar conteúdos relacionados as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, nos termos da Lei nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e na Resolução CNE/CP nº 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 3/2004;
 
Metodologia:
    - Aulas expositivas. - Apresentação de documentários e temas para debate. - Trabalhos em grupos sobre temas ambientais. - Elaboração de pré-projetos de obras sustentáveis.
 
Critérios de Avaliação:
    Avaliação bimestral. Avaliação continuada, trabalhos e participação em sala. Projetos apresentados no final do semestre.
Dúvidas? Clique Aqui!