ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: CÁLCULO III
Periodo: 3
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Volume dos sólidos, comprimento de curvas planas. Funções de várias variáveis. Derivadas Parciais. Derivadas direcionais. Integrais Múltiplas.
 
Objetivos Gerais:
    Dar um curso de Cálculo voltado a Engenharia de Produção, necessário ao entendimento e aprimoramento dos conteúdos aprendidos ao longo da vida estudantil, dando desta forma habilidades, presteza e segurança, na interpretação dos fenômenos científicos do mundo moderno.
 
Objetivos Específicos:
    Formar hábitos adequados de raciocínio e pesquisa matemática necessários para o estudo de cálculos especializados visando o aprimoramento do aluno no curso. Habilidades de manejo e desenvoltura dos entes matemáticos. Visão e manejo rápidos no modo de operar e resolver problemas. Fornecer ao aluno um instrumental generalizado e globalizante de Cálculo, despertando o estímulo pelo gosto da Ciência e pesquisa, despertando o hábito de rigor, ordem, clareza e atenção que o futuro engenheiro necessitará.
 
Metodologia:
    Aulas expositivas com exemplos representativos dos aspectos analíticos, geométricos e as aplicações. Listas de exercícios que necessitem de conhecimentos adquiridos em Álgebra e em outras disciplinas. Aulas para discussão de dúvidas adquiridas nas listas de exercícios.
 
Critérios de Avaliação:
    Provas bimestrais, dissertativas, individuais, sem consulta, procurando avaliar o domínio dos conceitos da disciplina, bem como a organização de idéias e a capacidade de analisar, interpretar e resolver problemas envolvendo o Cálculo Diferencial e Integral. Resolução das listas de exercícios propostas.