ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL
Periodo: 3
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Erros e processos numéricos. Solução numérica de equações: método de Bissecção, método Newton. Resolução numérica de Sistemas Lineares: decomposição em LU, método de eliminação de Gauss, método de Gauss-Seidel. Interpolação e Aproximação de Funções. Integração Numérica.
 
Objetivos Gerais:
    Esta disciplina pertence ao núcleo básico e subsidia as demais disciplinas do Curso, visto que, além de fornecer ferramentas para as aplicações posteriores, tem por objetivo o desenvolvimento de habilidades ligadas às técnicas de programação e desenvolver habilidades para o uso de software e de programação.
 
Objetivos Específicos:
    Identificar as causas de erros em soluções numéricas. Competência para escolha do método numérico adequado para a resolução de problemas. Desenvolver habilidade no uso da calculadora, programação e softwares para resolver problemas numericamente de modo claro e preciso.
 
Metodologia:
    Aula expositiva dos conceitos teóricos com exemplos para fixação dos conceitos e exercícios. Uso de exercícios que exijam conhecimentos adquiridos anteriormente fazendo a integração com os novos conceitos.Uso da programação e de software para implementação dos métodos numéricos. Atividades em grupos ou individuais.
 
Critérios de Avaliação:
    Provas bimestrais e uma prova final. Nas provas bimestrais será cobrado a compreensão e o entendimento dos conceitos desenvolvidos em sala e anteriores a data dos mesmos. Critério de aprovação: De acordo com o guia acadêmico do UNIFEG.
Dúvidas? Clique Aqui!