ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: TOPOGRAFIA I
Periodo: 3
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Topografia, histórico, generalidades e suas aplicações. Unidades de Medidas, Sistemas de coordenadas. Planimetria: métodos de levantamentos. Levantamento expedito, levantamento regular a trena e com aparelho. Desenhos de plantas topográficas. Conversão de escalas. Locação de obras. Noções de levantamentos planialtimétricos.
 
Objetivos Gerais:
    Capacitar o aluno no uso das técnicas de levantamento topográfico automatizado planimétrico e suas representações, bem como a interpretação e utilização de plantas topográficas. A disciplina tem papel importante, pois é através desta que o aluno terá condições de aprender a planejar, executar e/ou coordenar e avaliar trabalhos planimétricos de Topografia.
 
Objetivos Específicos:
    1. Visualizar a importância da topografia, no contexto do curso de Engenharia Civil; 2. Conhecer e empregar corretamente as grandezas envolvidas nos levantamentos; 3. Executar levantamentos planimétricos e altimétricos, através dos principais métodos existentes; 4. Calcular planilhas analíticas de áreas; 5. Desenhar plantas topográficas. 6. Locar curvas de nível e com gradiente. 7. Desenho, leitura e interpretação de plantas topográficas; 8. Execução, coordenação e fiscalização de levantamentos topográficos planimétricos; 9. Utilização de plantas topográficas para fins de projetos de Engenharia; 10. Execução e orientação de locação de obras.
 
Metodologia:
    O curso será desenvolvido em um processo envolvendo: leitura, análise, discussão, desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo, apresentação de projetos e seminários, com aulas expositivas, teóricas e experimentais. No decorrer da disciplina o aluno terá o desenvolvimento de uma ementa, bem como do conteúdo programático, com a informação das metas a serem alcançadas evidenciando também a importância da assiduidade do aluno às aulas, além da metodologia científica adotada para o desenvolvimento dos trabalhos práticos(TP).. As aulas serão divididas em 70% de aulas expositivas e 30% de aulas práticas de laboratório. As aulas práticas serão compostas de exercícios de campo com levantamentos e nivelamentos topográficos. As atividades de campo serão desenvolvidas pelos alunos , sob a orientação do professor da disciplina. Essa participação será avaliada ao longo do semestre.
 
Critérios de Avaliação:
    Avaliação escrita, trabalhos de pesquisas individuais e em grupo, avaliação do trabalho de campo.
Dúvidas? Clique Aqui!