ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Periodo: 4
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Conceitos fundamentais e objetivos da Resistência dos Materiais. Barras solicitadas axialmente: tensões normais de tração e compressão; Torção em barras de seção circular: tensão de cisalhamento, deformações; Flexão de vigas de seção simétrica: tensões normais na flexão pura, tensões de cisalhamento na flexão simples e composta. Critérios de resistência.
 
Objetivos Gerais:
    Permitir aos alunos a base teórica sobre o comportamento mecânico dos sólidos deformáveis, tendo em vista o cálculo de tensões e deslocamentos em barras e a avaliação da resistência dos materiais, para posterior aplicação nas disciplinas que necessitam de cálculo estrutural, tais como Estruturas de Concreto, Estruturas de Madeira e aço e Estruturas mistas.
 
Objetivos Específicos:
    Possibilitar ao aluno perspectivas de dimensionamento de estruturas, baseado nas características das forças estudadas: - Barras solicitadas axialmente: tensões normais de tração e compressão; - Torção em barras de seção circular: tensão de cisalhamento, deformações; - Flexão de vigas de seção simétrica: flexão pura, flexão simples e flexão composta; - Critérios de resistência.
 
Metodologia:
    Para alcançar os objetivos enunciados, serão empregadas aulas expositivas e estudo de casos práticos.
 
Critérios de Avaliação:
    Trabalhos, exercícios avaliativos e provas.
Dúvidas? Clique Aqui!