ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: TOPOGRAFIA II
Periodo: 4
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Levantamentos planimétricos. Planilhas de cálculos topográficos. Altimetria. Métodos gerais de nivelamento. Taqueometria. Topologia. Curvas de nível. Emprego da Carta Topográfica.
 
Objetivos Gerais:
    A disciplina possibilita ao aluno a visão da terceira dimensão do terreno, podendo, assim, trabalhar com volumes, taludes, entre outros. Fornece conhecimento tecnico ao aluno para o manuseio dos intrumentos topográficos, capacitando-o à orientação ee execução de levantamentos taqueométricos e planialtimétricos, curvas horizontais e verticais, projeto de drenagem e locação de estradas. O curso tem por objetivo promover e transferir tecnologias de projeto e execução de serviços de engenharia civil em atendimento às demandas da sociedade, inserindo no mercado profissionais com sólida formação técnica, econômica, ambiental e cultural, de acordo com os princípios da fé cristã.
 
Objetivos Específicos:
    1. Visualizar a importância da topografia, no contexto do curso de Engenharia Civil; 2. Promover e transferir tecnologia de projetos e execução dos serviços de engenharia civil em atendimento as demandas da sociedade; 3. Inserir no mercado de trabalho profissionais com sólida formação técnica, econômica, ambiental e cultural; 4. Executar levantamentos altimétricos, através dos principais métodos existentes; 5. Calcular planilhas analíticas de áreas e altimetria; 6. Desenhar plantas topográficas. 7. Locar curvas de nível e com gradiente.
 
Metodologia:
    Os temas abordados deste eixo temático durante o curso, serão ministrados através da participação ativa dos discentes. Para tanto, utilizaremos das estratégias, sempre que pertinentes aos assuntos tratados e conforme momento da turma: aulas expositivas e participativas, exercícios de reflexão, aulas práticas em campo e laboratório, aulas práticas de desenho, recursos audiovisuais: retroprojetor e vídeo+TV. Desta forma pretende-se que o curso seja desenvolvido em um processo envolvendo: leitura, análise, discussão, desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo, apresentação de projetos e seminários, com aulas expositivas, teóricas e experimentais.
 
Critérios de Avaliação:
    Avaliação escrita, trabalhos de pesquisas individuais e em grupo, avaliação do trabalho de campo.
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