ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: GEOLOGIA GERAL E APLICADA
Periodo: 5
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Dicussão aprofundada das relações econômicas internacionais, com destaque para os temas que representam relevância para a inserção internacional do Brasil, quais sejam, os das instituições e práticas do comécio internacional, da política comercial externa do País, das finanças internacionais e das relações financeiras externas do Brasil, bem como a teoria e os processos de inegração.
 
Objetivos Gerais:
    Promover a reflexão crítica sobre alguns temas que se inter-relacionam nas políticas e geopolíticas de Estados, assim como nos modos e nos modelos de desenvolvimento econômico-social das sociedades capitalistas.
 
Objetivos Específicos:
    Familiarizar os alunos com os conceitos relevantes e com os processos econômicos fundamentais da Globalização. Aprofundar o conhecimento sobre a experiência brasileira de inserção econômica, com exame e discussão da participação do Brasil nos processos negociadores multilaterais.
 
Metodologia:
    As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado em sala de aula. Portanto, é solicitado trabalho de pesquisa realizado fora da sala de aula, discussão em grupos e seminários, a utilização dos recursos como data-show, retro-projetor, internet e lousa para as aulas expositivas.
 
Critérios de Avaliação:
    A avaliação levará em consideração os aspectos: a) participação do aluno nas dicussões em sala de aula. b) apresentação individual em seminários realizados. c) entrega de relatórios sobre os temas abordados em sala, seguindo uma metodologia científica. d) avaliação do bimestre.