ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: HIDRÁULICA
Periodo: 5
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    1 Princípios fundamentais da hidrostática. 2 Condutos sob pressão e livres. 3 Perdas de carga. 4 Movimento uniforme de canais. 5 Orifícios, bocais e vertedouros. 6 Bombas centrífugas. 7 Estações elevatórias.
 
Objetivos Gerais:
    Conhecer os princípios fundamentais da hidráulica, suas características, aplicações práticas e desenvolver o senso crítico e técnico sobre o tema
 
Objetivos Específicos:
    1 Conhecer sobre engenharia hidráulica 2 Conhecer sobre escoamento em condutos forçados 3 Conhecer sobre escoamento em condutos livres 4 Conhecer sobre aplicações práticas em projetos
 
Metodologia:
    Aulas expositivas apresentando e discutindo os conceitos da disciplina com uso de projetor e mídias de áudio e vídeo; Estudos de casos simulando a realidade de aplicação dos conceitos no dia a dia da profissão; Trabalhos em grupo aplicando os conceitos da disciplina na solução de problemas simulando a realidade da profissão; Realização de seminário com temas da atualidade ligados à disciplina.
 
Critérios de Avaliação:
    Serão avaliados através de provas com questões objetivas e discursivas e através dos trabalhos desenvolvidos nos estudos de caso e nos seminários realizados em sala de aula e extra classe, considerando o embasamento técnico dos trabalhos, qualidade gráfica e oratória das apresentações dos trabalhos.