ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Periodo: 5
Carga Horária: 40
 
Ementa:
    Introdução à ciência dos materiais. Importância e história dos materiais de construção. Normalização. Agregados. Aglomerantes. Argamassas. Materiais cerâmicos. Cimento Portland. Cal. Gesso. Aditivos para concreto: classificação, tipos de aditivos, incorporadores de ar, plastificantes, retardadores e aceleradores de pega.
 
Objetivos Gerais:
    A disciplina faz uma introdução às principais propriedades dos materiais de construção mais usados em obras. A ênfase especial é para que o aluno saiba escolher e utilizar adequadamente os materiais de construção,Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, garantindo-se como profissionais capazes de fornecer informações técnicas e procedimentos operacionais à de materiais em canteiros de obras.
 
Objetivos Específicos:
    Adotar critérios objetivos na seleção dos materiais na construção civil; Analisar em laboratório os ensaios de caraterização; Investigar materiais de construção inovadores.
 
Metodologia:
    Aulas expositivas, aulas em laboratório, trabalhos dirigidos e exercícios. Além da apresentação de seminários abordando os principais temas comentados na ementa.
 
Critérios de Avaliação:
    Provas individuais visando o domínio do conteúdo. O processo de avaliação considera: participação efetiva do aluno nas aulas práticas de laboratório e visitas técnicas, relatórios, exercícios avaliativos.
Dúvidas? Clique Aqui!