ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: CONSTRUÇÃO CIVIL I
Periodo: 6
Carga Horária: 40
 
Ementa:
    Procedimentos legais para o início da obra. Interdependência entre projeto e obra. Estudos preliminares: Conceitos e definições, noções de viabilidade, dados básicos para a elaboração de elementos de anteprojeto e projeto. Implantação do edifício: Canteiro, instalações provisórias, movimento de terra e locação de obra; Fundações, Tipos e métodos executivos; Estruturas: Forma, armação, concreto e lajes pré-fabricadas; Alvenaria, materiais utilizados e técnicas construtivas; Cobertura: estrutura de madeira e telhado.
 
Objetivos Gerais:
    Capacitar o aluno a utilizar adequadamente as diversas técnicas de execução de uma obra de construção civil, além de familiarizá-lo com o ambiente de canteiro de obras.
 
Objetivos Específicos:
    Solidificar os conhecimentos teóricos adquiridos nas outras disciplinas do curso, sobretudo a respeito dos sistemas estrutural e de vedação de alvenaria.
 
Metodologia:
    Aulas expositivas, com uso de livros, apostilas específicas, uso de lousa e retroprojetor. Listas de exercícios. Discussões em grupo. Normas Técnicas.
 
Critérios de Avaliação:
    Duas avaliações uma em cada bimestre com peso de 70% e dois trabalhos com peso de 30%. Reavaliação no final do semestre.