ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Periodo: 6
Carga Horária: 40
 
Ementa:
    Análise da importância da produção arquitetônica através de diferentes etapas da história, com enfase nos processos de urbanização e sua influência nos processos de produção arquitetônica atual. Condicionantes principais que interferem na produção arquitetônica: sócio-econômicas, programáticas, físicas, técnicas e construtivas.
 
Objetivos Gerais:
    Capacitar o aluno para leitura dos processos de criação arquitetônica e urbanística. Destacar a importância e a influência do planejamento urbano e suas ferramentas jurídicas (planos diretores e códigos de obras) na dinâmica de crescimento dos aglomerados urbanos.
 
Objetivos Específicos:
    Capacitar o aluno para a correta utilização dos documentos que balizam a atividade de construção no espaço urbano e criar condições mínimas para uma participação produtiva e eficiente nas discussões que alteram e criam normas de convívio urbano no aspecto construtivo.
 
Metodologia:
    Aulas expositivas, pesquisa de campo e bilbiográficas. Análise de plano diretor de uma cidade de porte médio, com exercícios que permitam avaliar sua influência na produção de espaços e obras arquitetônicas e de engenharia.
 
Critérios de Avaliação:
    Elaboração de trabalhos em grupo -0 análise de plano diretor