ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: GEOPROCESSAMENTO
Periodo: 6
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Introdução de conceitos básicos sobre geoprocessamento. Mapeamento geotécnico de áreas visando ao uso e ocupação dos solos. Utilização de SIG -Sistema de Informações Geográficas no processo de ações mitigadoras e compensatórias do meio ambiente.
 
Objetivos Gerais:
    Tendo em vista a crescente necessidade do ordenamento da ocupação urbana pelas prefeituras e órgãos governamentais, esta disciplina possibilita a realização do mapeamento de áreas rurais e urbanas, tendo em vista aspectos ambientais e de ocupação do solo, necessários para a sustentabilidade das cidades.
 
Objetivos Específicos:
    Conhecimentos básicos de sensoriamento remoto, radiação eletromagnética, satélites,sensores orbitais e sub-orbitais, imagens de satélite, produtos raster e vetoriais; conhecimento e utilização do SIG - SPRING - Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas.
 
Metodologia:
    Aulas expositivas e utilização de laboratório para desenvolvimento de projetos no SPRING.
 
Critérios de Avaliação:
    Avaliação teórica com valor máximo de 10 pontos; segunda avaliação teórica com valor máximo de 6 pontos e trabalho prático com valor de 4 pontos. 1º Avaliação:valor 10 pontos; 2º Avaliação: prova teórica (6 pontos) + trabalho prático (4 pontos).