ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: MECÂNICA DOS SOLOS
Periodo: 7
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Classificação dos solos: Índices Físicos, Origens e tipos de solo. Granulometria, consistência e plasticidade. Sistemas de Classificações. Compactação: teoria, ensaio e controle. Distribuições de tensões: tensões totais e efetivas, pressão neutra, carregamentos confinados. Propagação e distribuição de tensões no solo. Compressibilidade e adensamento: recalque, relação tempo/recalque.Resistência ao Cisalhamento. Movimentação de água nos solos: permeabilidade, areias movediças, filtros. Percolação da água. Maciços rochosos: classificação, tensões, deformabilidade. Estabilidade de taludes. Empuxos. Laboratório: índices físicos, granulometria, limites de consistência, compactação, consolidação, permeabilidade, resistência a compressão simples.
 
Objetivos Gerais:
    Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados as características físicas e as propriedades mecânicas dos solos.
 
Objetivos Específicos:
    Treiná-los nas técnicas de laboratório utilizadas nos procedimentos tecnológicos. Habilitá-los na utilização dos recursos matemáticos para caracterização dos materiais. Propiciar ao aluno o entendimento dos conceitos relacionados a Resistência ao cisalhamento e a permeabilidade da mecânica dos solos e a estabilidade de taludes aplicados a obras de terra no que diz respeito as escavações e construção de aterros
 
Metodologia:
    Aulas teóricas de preleção com a utilização de quadro negro e recursos audiovisuais quando possíveis e convenientes. Nas aulas práticas, resolução de exercícios pelo docente. No laboratório, realização de experimentos sobre os aspectos fundamentais da disciplina.
 
Critérios de Avaliação:
    Duas avaliações Dois trabalhos Uma prova substitutiva/reavaliação
Dúvidas? Clique Aqui!