ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: QUALIDADE E DESEMPENHO DAS CONSTRUÇÕES
Periodo: 7
Carga Horária: 40
 
Ementa:
    Conceitos da qualidade. Evolução da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Sistemas de Produção. Ferramentas da qualidade. Normalização da qualidade: normas NBR/ISO, PBQP-H. Aplicações da qualidade na construção civil: racionalização da construção e construção enxuta. Requisitos e critérios de desempenho.
 
Objetivos Gerais:
    Proporcionar aos alunos os conceitos que governam a ampla temática da qualidade e do desempenho. Introdução do conceito de qualidade e desempenho na Construção Civil.
 
Objetivos Específicos:
    Fazer com que os alunos adquiram conhecimentos sobre os programas e planos da qualidade, sistemas de gestão da qualidade, sistemas de homologação e certificação da qualidade de produtos e serviços. Normalização e desempenho.
 
Metodologia:
    Aulas expositivas, estudo de normas e regulamentações, estudo de casos de aplicação do conceito de qualidade na construção civil, estudo aprofundado da NBR 15575 - Desempenho de materiais e Processos da Construção Civil; Uso de slides e filmes educativos; Visita a empresa certificadora da Construção Civil;
 
Critérios de Avaliação:
    Trabalho intermediário sobre normas e suas aplicações; e trabalho final com criação de sistema embrionário de controle e desempenho em setores da construção civil.
Dúvidas? Clique Aqui!