ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS
Periodo: 8
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Noções gerais de instalações prediais; instalações de água fria; instalações de água quente; instalações de combate a incêndio; instalações de esgoto sanitário; instalações de águas pluviais. 
 
Objetivos Gerais:
    Ao final do curso o aluno deverá: a) Projetar as instalações hidráulico-sanitárias de edifícios; b) Analisar criticamente todos os aspectos de dependência entre os projetos hidráulico-sanitários, arquitetônico, elétrico e estrutural.
 
Objetivos Específicos:
    OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S) Unidade 1 ? Conhecer os diversos tipos de instalações prediais, cujo dimensionamento é de responsabilidade de engenheiros; ? Conhecer as normas da ABNT relativas ao Projeto e Execução de Instalações Prediais; ? Conhecer as etapas de projetos de instalações prediais. Unidade 2 ? Dimensionar encanamentos para instalações prediais de água fria; ? Dimensionar instalações elevatórias de água fria; ? Especificar e levantar quantitativo de materiais para instalações de água fria; ? Projetar as instalações prediais de água fria; ? Elaborar memorial descritivo de instalações de água fria; ? Analisar criticamente as normas da ABNT relativas ao projeto e execução de instalações prediais de água fria. Unidade 3 ? Dimensionar encanamentos para instalações prediais de água quente; ? Dimensionar instalações elevatórias; ? Especificar e levantar quantitativo de materiais para instalações de água quente; ? Projetar as instalações prediais de água quente; ? Elaborar memorial descritivo de instalações de água quente; ? Analisar criticamente as normas da ABNT relativas ao projeto e execução de instalações prediais de água quente. Unidade 4 ? Dimensionar encanamentos para instalações prediais de combate a incêndio; ? Dimensionar instalações elevatórias; ? Especificar e levantar quantitativo de materiais para instalações de combate a incêndio; ? Projetar as instalações prediais de combate a incêndio; ? Elaborar memorial descritivo de instalações de combate a incêndio; ? Analisar criticamente as normas da ABNT relativas ao projeto e execução de instalações prediais de combate a incêndio. Unidade 5 ? Dimensionar instalações prediais de esgoto sanitário; ? Dimensionar instalações elevatórias de esgoto sanitário; ? Especificar e levantar quantitativo de materiais para instalações de esgoto sanitário; ? Projetar as instalações prediais de esgoto sanitário; ? Elaborar memorial descritivo de instalações de esgoto sanitário; ? Analisar criticamente as normas da ABNT relativas ao projeto e execução de instalações prediais de esgoto sanitário. Unidade 6 ? Dimensionar encanamentos para instalações prediais de água pluvial; ? Especificar e levantar quantitativo de materiais para instalações de água pluvial; ? Projetar as instalações prediais de água pluvial; ? Elaborar memorial descritivo de instalações de água pluvial; ? Analisar criticamente as normas da ABNT relativas ao projeto e execução de instalações prediais de água pluvial.
 
Metodologia:
    Aulas expositivas, resolução de exercícios e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de instalações.
 
Critérios de Avaliação:
    1ª Nota Unidade 2 - Este conteúdo será avaliado na 1ª Prova Bimestral e terá valor de 35 pontos. Unidade 3 - Este conteúdo será avaliado na 1ª Prova Bimestral e terá valor de 35 pontos. Trabalho - os alunos farão projeto de instalações de água fria e de água quente de um edifício de apartamentos que valerá 30 pontos. 2ª Nota Unidade 4 - Este conteúdo será avaliado na 2ª Prova Bimestral e terá valor de 35 pontos. Unidade 5 - Este conteúdo será avaliado na 2ª Prova Bimestral e terá valor de 35 pontos. Trabalho - os alunos farão projeto de instalações de combate a incêndio e de esgoto de um edifício de apartamentos que valerá 30 pontos.
Dúvidas? Clique Aqui!