ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS
Periodo: 8
Carga Horária: 60
 
Ementa:
    Ementa: A madeira como material estrutural. Propriedades físicas e mecânicas da madeira. Secagem e preservação. Prescrições normativas: critérios adotados pela NBR 7190. O uso da madeira. Caracterização do material. Ações e segurança. Forças devidas ao vento em edificações. Dimensionamento. Ligações. Sistemas estruturais para coberturas. Fôrmas e escoramentos. Apresentar os critérios para análise, seleção de peças, materiais e dimensionamento de estrutura metálica. Flexão simples e composta de vigas. Dimensionamento de peças comprimidas e tracionadas. Sistema de ligação por parafusos ou solda. Tensões residuais.
 
Objetivos Gerais:
    Fornecer aos alunos critérios de dimensionamento e detalhamento de estrutura metálica e de madeira. Apresentar os procedimentos elementares para o dimensionamento de peças e ligações, para estruturas metálicas ou em madeiras, a fim de ser utilizada em obras civis de pequeno porte.
 
Objetivos Específicos:
    Caracterizar a madeira como material estrutural e conceber, analisar, dimensionar e detalhar sistemas estruturais em madeira.Aplicar a norma de ação do vento em edifícios, com desenvolvimento de um projeto de Cobertura. Identificar e compreender as propriedades de interesse para o projeto das estruturas de aço. Habilitar a visão dos sistemas estruturais em aço. Estabelecer a segurança de uma peça sob as mais variadas combinações de esforços de tração, compressão e flexão. Estabelecer, dimensionar e detalhar os tipos de ligações adequadas.
 
Metodologia:
    Aulas teóricas, com diversos exercícios de fixação e aulas práticas no laboratório de Engenharia Civil para determinação de qualidade de madeiras para telhados, perfis metálicos.
 
Critérios de Avaliação:
    Avaliação individual e trabalho individual e trabalhos em grupo. Fóruns e portifólios
Dúvidas? Clique Aqui!