ENGENHARIA CIVIL

Programa Disciplina

Disciplina: OPTATIVA II
Periodo: 8
Carga Horária: 80
 
Ementa:
    Resistência ao cisalhamento nos solos. Comportamento de areias e argilas. Cálculo do empuxo de terra.Estabilidade de taludes. Estabilização de movimentos em encostas naturais, sem e com estruturas de contenção. Aterros sobre solos moles. Barragens.Terraplenagem, determinação de volumes e em corte e aterro considerando densidades.
 
Objetivos Gerais:
    A disciplina apresenta os fundamentos que intervêm na concepção, dimensionamento e construção das obras de terra. Enfatiza a análise de estabilidade de taludes e a dinâmica das encostas naturais.
 
Objetivos Específicos:
    Fornecer aos alunos os conceitos básicos aplicados aos tipos de solo. Desenvolver técnicas usuais de análise, cálculo e aplicação de contenções. Auxiliar na compreensão do comportamento dos tipos de solo quando trabalhados em terraplenagem.
 
Metodologia:
    Aulas teóricas com auxílio de lousa, projetor. Ensaios em laboratório para determinação de grau de compactação e Índice de Suporte Califórnia, Desenvolvimento de trabalho assistido e exercícios em sala de aula.
 
Critérios de Avaliação:
    As avaliações serão feitas por meio de prova bimestral com valor igual a 8,00. Trabalhos a serem entregues com com valor igual a 2,00. Bimestre 1= Avaliação 1 (8,00) +Trabalho 1 (2,00) = 10; Bimestre 2 = Avaliação 2 (8,00) + Trabalho 2 (2,00) =10.
Dúvidas? Clique Aqui!