Infraestrutura de TI

O Unifeg dispõe atualmente de uma estrutura de informática com rede de computadores interligando 450 equipamentos entre microcomputadores, impressoras e outros. Esta rede está conectada a Internet através de um link de 14Mbps, disponibilizando acesso à Internet a todos equipamentos.
Cerca de 320 microcomputadores estão disponíveis para uso dos cursos oferecidos pela Instituição, estes equipamentos estão distribuídos em 7 laboratórios de informática, laboratório de geoprocessamento, laboratório de anatomia, laboratório de microbiologia, laboratório de cromatografia, laboratório de prática contábil, laboratório de enfermagem, laboratório de física, laboratório de biologia, laboratório de química, laboratório de redação, sala de coordenadores, sala de professores e quiosques espalhados pelo Campus do Unifeg.

A Instituição dispõe de um Departamento de Informática com equipe de 20 pessoas entre desenvolvedores, técnicos e monitores de informática, para oferecer todo suporte necessário para utilização da estrutura de informática.

Todos alunos e docentes da Instituição dispõem de conta de e-mail com domínio da Instituição, conta de acesso aos equipamentos e pasta pessoal para armazenar trabalhos desenvolvidos em laboratórios.

A Instituição oferece aos alunos e docentes um Sistema Acadêmico, o Web Acadêmico, disponível na Internet, com perfil personalizado para alunos com consulta ao desempenho acadêmico, frequência, ficha financeira, solicitação de serviços acadêmicos, avaliação de relatórios, consulta ao acervo da biblioteca, consulta aos planos de cursos, curriculum vitae, requerimento de bolsa de estudo; e também perfil personalizado para docentes com lançamento de aulas experimentais, desempenho acadêmico dos alunos, lançamento de planos de cursos, diário eletrônico e lançamento de notas.

Recursos de Tecnologia da Informação (TI) para Alunos e Docentes

O Unifeg, através do seu departamento de Tecnologia da Informação, ampliou sua rede wireless em 2011 para acesso em todos os blocos do Campus. Permite acesso à Internet banda larga e pasta pessoal para armazenamento de arquivo para todos os docentes e alunos da Instituição. Para acessar este serviço, o Departamento de Tecnologia do Unifeg oferece atendimento na Sala de Apoio aos Laboratórios de Informática. Essa atividade consiste no cadastramento dos computadores pessoais no sistema de controle e na atribuição de chave de acesso à rede wireless.

Através de login pessoal, o usuário pode armazenar seus arquivos e recuperá-los em qualquer ponto da rede de computadores do Unifeg com segurança.

O Unifeg disponibiliza sete laboratórios de Informática totalizando 210 computadores, disponíveis nos turnos matutino, vespertino e noturno de segunda-feira a sexta-feira; e matutino e vespertino aos sábados. O Departamento de TI do Unifeg oferece monitoria e suporte técnico aos docentes e alunos também nesses horários na Sala de Apoio dos Laboratórios de Informática. Os docentes podem agendar equipamento individual ou laboratório junto ao Apoio Docente do Unifeg.

O Departamento de TI ainda empresta equipamentos a docentes que necessitem de computadores em salas específicas do Campus do Unifeg para o desenvolvimento de atividades de pesquisas acadêmicas. Esse serviço deve ser solicitado diretamente ao Departamento de TI. O equipamento será instalado quanto houver disponibilidade e infraesturura adequada na sala.

Guaxupé, 03 de maio de 2012.

 

Normas Gerais de Utilização dos Laboratórios de Informática

• O Laboratório é de uso exclusivo de docentes e alunos do Unifeg e Colégio D. Inácio, portanto, não são permitidos o acesso e a permanência de pessoas não autorizadas no recinto do Laboratório.
• Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira: Matutino 7:30 às 12:00h, Vespertino 13:00 às 17:00h e Noturno 18:30 às 22:30h
Sábados: Matutino 8:00 às 12:00h e Vespertino 13:00 às 17:00h
• Ao acessar o Laboratório de Informática procure o monitor para verificar a disponibilidade de equipamentos.
• Preencha a ficha de utilização, informando seu nome e RA.
• Todas as ocorrências no Laboratório de informática serão descritas na ficha de ocorrência pelo Monitor.
• Todas as ocorrências técnicas serão encaminhadas para o Departamento de Informática e as ocorrências disciplinares serão encaminhadas para a Pró-reitoria Acadêmica.
• Docente, para agendar o Laboratório de Informática dirigir-se ao Apoio Docente.
• Os objetos pessoais (cadernos, apostilas, bolsas,etc.), deixados no laboratório, são de responsabilidade exclusiva do usuário.
• Conduta do Usuário

Pede se:

• para manter a porta do Laboratório fechado;
• para fazer uso da lixeira;
• para não desorganizar o espaço, não conversar alto;
• para não comer, beber ou fumar dentro das dependências do Laboratório.
• Utilização de programas e equipamentos:
• Não é permitida a instalação ou desinstalação de programas nos computadores.
• Não é permitido desenvolvimento e disseminação de vírus de computador nos computadores do Laboratório.
• É expressamente proibido aos usuários abrir equipamentos computacionais pertencentes ao laboratório, bem como a retirada de qualquer componente (mouse, teclado, etc), independente de qualquer justificativa ou motivo.
• Não é permitido alterar quaisquer configurações dos computadores.
• Utilização da Internet
• A utilização da Internet será permitida, mas esse acesso se restringe a páginas de conteúdo acadêmico, informacional ou institucional concernente às disciplinas e assuntos relacionados ao curso ou de cunho acadêmico. As páginas consideradas como conteúdos não pertinentes à área acadêmica poderão ser bloqueadas pela equipe técnica do Laboratório.
• É expressamente proibido visitar sites pornográficos, eróticos ou de conteúdos similares.
• É proibida a criação e/ou utilização de programas que tenham como objetivo obter senhas de outros usuários.

É proibido divulgar, pela rede, mensagens com conteúdo considerado indecoroso, ofensivo ou pretensamente humorístico.

ATENDIMENTO:

Os Laboratórios de Informática oferecem monitorias em seus períodos de funcionamento e o Departamento de Informática dispõe de uma equipe de suporte ao usuário que pode ser solicitada através do e-mail suporteti#unifeg.edu.br

 

Normas e Procedimentos de Solicitação de Serviços de Tecnologia da Informação

O Unifeg, através do seu Departamento de Tecnologia da Informação, vem notificar a normatização dos procedimentos de solicitações de serviços de TI.

Os procedimentos têm como objetivo (a) melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Departamento de TI do Unifeg; (b) oferecer transparência no processo de atendimento; (c) documentar e gerenciar com eficiência todas as ocorrências de solicitação de serviços, projetos, suportes técnicos, manutenções corretivas e adaptativas em hardware, software e sistemas.

Para facilitar o processo, o Departamento de TI do Unifeg desenvolveu um módulo de Solicitação de Serviço no sistema Web Acadêmico.

Para solicitar o Serviço de TI, o usuário acessa o item “Solicitação de Serviços” na pasta “Informática” no sistema Web Acadêmico; seleciona o “nível de prioridade” (alto, médio ou baixo), o “tipo de solicitação” (projeto, hardware, software básico, software laboratório, sistema, site, suporte ou rede); e descreve a “solicitação”.

Caso o usuário esteja sem acesso ao sistema Web Acadêmico, a solicitação poderá ser realizada através do e-mail do Suporte do Departamento suporteti#unifeg.edu.br ou pelo telefone de atendimento do Departamento (35)3551-5267 ramal 214. Nesse caso, o atendente preencherá sua solicitação.

O Departamento de TI também disponibiliza atendimento para alunos e docentes na Sala de Apoio aos Laboratórios de Informática e no Apoio Docente, que também preencherão as Solicitações de Serviços para o usuário no sistema Web Acadêmico.
Após a solicitação, o usuário poderá acompanhar o andamento do atendimento no mesmo item “Solicitação de Serviços” no sistema Web Acadêmico, tendo acesso à previsão do atendimento, técnico responsável e descrições das atividades realizadas.
Todas as Solicitações de Serviços de Tecnologia da Informação serão centralizadas no módulo de atendimento do sistema Web Acadêmico. Desta forma, facilitará a gerência das atividades e permitirá melhorar e agilizar o atendimento aos usuários.

 

Processo de Solicitação no Sistema Web Acadêmico

1. Para Solicitação de Serviços clique no item correspondente.

2. Selecione o Nível de Prioridade.

3. Selecione o Tipo de Solicitação.

4. Descreva a solicitação e clique no botão enviar.

5. A solicitação pode ser acompanhada clicando na Descrição da Solicitação.

Guaxupé, 04 de maio de 2012.

Política de Aquisição, Atualização e Manutenção de Equipamento de Tecnologia da Informação (TI)

1. INTRODUÇÃO

O Unifeg dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia da Informação com rede de computadores que interliga 450 equipamentos entre microcomputadores, impressoras entre outros. Essa rede está conectada à Internet banda larga.
Para manter este parque tecnológico a Instituição conta com um Departamento de Tecnologia da Informação. Esse é responsável pela manutenção preventiva e corretiva dessa infraestrutura com corpo técnico especializado.

2. OBJETIVOS

A política de aquisição, atualização e manutenção de equipamentos de tecnologia visa garantir aos cursos de graduação, pós-graduação e extensão do Unifeg a infraestrutura de tecnologia adequada para seu melhor funcionamento. O programa de atualização do Unifeg oferece acesso à alta tecnologia de hardwares e softwares disponíveis no mercado.

3. ATUALIZAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO

3.1. Laboratórios de Informática

O Unifeg possui sete laboratórios de informática com 210 microcomputadores e sete projetores que atentem atividades práticas nos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e Colégio Dom Inácio.
As atualizações dos equipamentos são periódicas. Todo ano os equipamentos de um laboratório de informática são substituídos. O critério de atualização é definido pelo tempo de uso dos equipamentos, ou seja, cada laboratório é atualizado a cada sete anos de uso.

3.2. Laboratórios Específicos dos Cursos e dos Departamentos Administrativos

O Unifeg possui aproximadamente 240 microcomputadores distribuídos nos laboratórios específicos dos cursos, departamentos acadêmicos e departamentos administrativos do Unifeg.
As atualizações dos equipamentos são periódicas. A freqüência de compra de equipamentos para substituição é mensal. A Instituição substitui três computadores por mês, totalizando 36 equipamentos por ano.
Essa frequência permite a atualização completa do parque de equipamentos em 80 meses, mantendo tempo médio de uso dos equipamentos em 6 anos e 8 meses.
Os critérios de prioridade de atualização dos equipamentos são analisados em duas dimensões: critérios estratégicos para os serviços educacionais da Instituição (passíveis de deferimento pela Pró-reitoria Administrativa) e critérios técnicos.
Os critérios técnicos são identificados pelo tempo de uso do equipamento, porcentagem de uso de recursos de processamento, capacidade de armazenamento, acesso à rede, demanda de manutenções corretivas e uso de energia elétrica.

4. AQUISIÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE (EXPANSÃO)

A expansão da infraestrutura de tecnologia deve ser prevista no PDI (Projeto Pedagógico Institucional) do Unifeg e também nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão que utilizarão estes recursos.
Os departamentos técnicos administrativos também podem desenvolver projetos de expansão. Neste caso, os projetos devem ser encaminhados para avaliação pela Pró-reitoria Administrativa.
Após aprovação dos respectivos projetos, a necessidade de expansão deve ser encaminhada ao Departamento de TI do Unifeg que, por sua vez, definirá as configurações de hardwares e softwares necessárias, bem como o projeto de implantação, e encaminhará para o Departamento de Compras.

5. MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA

O Departamento de TI possui uma equipe de técnicos e monitores de laboratórios de informática. Essa equipe é responsável por manter a infraestrutura de Tecnologia da Informação em condições perfeitas de uso, oferecendo serviços de suporte, manutenção preventiva e manutenção corretiva.
O Departamento de TI planeja e executa um cronograma de manutenção preventiva anualmente em todos os equipamentos de TI da Instituição.
As manutenções corretivas são realizadas através das ocorrências identificadas na manutenção preventiva. E também podem ser solicitadas pelos usuários no canal de suporte do Departamento de TI.

Guaxupé, 03 de maio de 2012.

Normas e procedimentos para o agendamento de recursos

O Unifeg, através do seu Departamento de Tecnologia da Informação (TI), vem notificar as normas e procedimentos para agendamento dos seguintes recursos: Laboratórios de Informática, projetores, Salão Nobre e Sala Multimídia.

As disciplinas dos cursos de graduação do Unifeg com cargas horárias acima de 50% em aulas práticas em Laboratórios de Informática dispõem de horários permanentes, de acordo com o quadro de horários dos Laboratórios publicado pela Pró-reitoria Acadêmica. Caso o professor não utilize esse recurso nas datas definidas, ele deve liberar os horários para agendamento de outros professores.

As disciplinas com cargas horárias menores ou iguais a 50% em aulas práticas em Laboratório de Informática terão prioridade de agendamento. Essa prioridade é definida pela possibilidade de agendamento com até três semanas de antecedência.

Para as demais disciplinas, os professores poderão realizar o agendamento de até 20% da carga horária, com a possibilidade de agendamento com até duas semanas de antecedência.

Verifique a disponibilidade de computadores e softwares nos Laboratórios de Informática antes de realizar o agendamento. Essas informações podem ser consultadas em http://www.unifeg.edu.br/estrutura/laboratorios.html.

Para os demais recursos (projetores, Salão Nobre e Sala Multimídia) o agendamento poderá ser realizado com até duas semanas de antecedência, havendo disponibilidade do recurso para o horário desejado.

O Departamento de TI desenvolveu um módulo de sistema no Web Acadêmico para facilitar o agendamento de recursos. Para realizar o agendamento, acesse o item Agendamento de Recursos na pasta Informática no menu do Web Acadêmico. O sistema identificará o usuário (docente), suas disciplinas e horários de aulas. Selecione a disciplina e o recurso. Confira se há disponibilidade do recurso na tabela de datas e horários para agendamento. Observe o ícone verde com um sinal mais (+). Clique no ícone para realizar o agendamento. Esse processo deve ser realizado por aula. Para cancelar o agendamento, selecione a disciplina, o recurso e clique no ícone vermelho menos (-). Para avançar no calendário, clique no navegador abaixo da tabela de horários (Anexo I).



Processo de Agendamento de Recursos no sistema Web Acadêmico (Anexo I)


1. Para realizar o agendamento acesse o item Agendamento de Recursos na pasta Informática no menu do Web Acadêmico.


2. O sistema já identificará o usuário (docente), selecione a disciplina.

3. Selecione o recurso.

4. Se o recurso for laboratório de informática, tem a opção de ver a lista de softwares.

5. Se for disciplina do Dom Inácio e o recurso for projetor, escolha a sala para montar o equipamento.

6. Confira se há disponibilidade do recurso na tabela de datas e horários para agendamento. Observe o ícone verde com um sinal mais (+). Clique no ícone para realizar o agendamento. Esse processo deve ser realizado por aula.

7. . Para cancelar o agendamento, selecione a disciplina, o recurso e clique no ícone vermelho menos (-).

8. Para avançar no calendário, clique no navegador abaixo da tabela de horários.